TERRITÓRIOS INVULGARES
Ciclo de conversas
Curadoria: Patrícia Reis
Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida
Évora
Entrada livre
12.04.2025 | 16h00
Neste último encontro, a escritora e jornalista Patrícia Reis conversa com Paulo Mendes Pinto, docente na Universidade Lusófona e especialista em História das Religiões, sobre a pertinência do diálogo inter-religioso e a marca de alguns conceitos que derivam da espiritualidade, e que são basilares para a forma como vemos o mundo.
*****************
Neste ciclo de quatro conversas, a escritora e jornalista Patrícia Reis desafia quatro convidados para uma reflexão partilhada em torno de questões periféricas ao conceito que inspira a programação expositiva do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em 2025: Território(s).
Ao longo das sessões, iremos refletir sobre diferentes áreas de intervenção na sociedade – economia, igualdade de género, fotojornalismo, e espiritualidade –, e como nos inscrevemos nelas consciente ou inconscientemente.
*****************
PAULO MENDES PINTO
Especialista em História das Religiões, trabalha sobretudo sobre Mitologia Antiga e Estudos Judaicos. Dirige a área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona desde 2006 (onde dirigiu o Mestrado, 2007-2011, e a Licenciatura em Ciência das Religiões, 2007-2017). Civicamente, o seu trabalho desenvolve-se ainda no campo do diálogo entre e com as religiões, nas identidades religiosas contemporâneas e no desenvolvimento de uma cultura isenta e de respeito pelas religiões, com especial enfoque para o trabalho com o ambiente escolar (dirige o projeto REC-XXI – Religiões, Educação e Cidadania). Foi Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões (2015-18) e fundador da European Academy for Religions (2017). É assessor da administração da Universidade Lusófona e Diretor-Geral do Secretariado Executivo do Conselho Superior Académico do «Ensino Lusófona». Recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Académico da Universidade Lusófona, em 2013.
PATRÍCIA REIS
Nasceu em Lisboa, em 1970. Estudou História e História de Arte, e tem um mestrado em Ciência das Religiões. Começou a sua carreira jornalística em 1988, no semanário O Independente. Trabalhou em diferentes órgãos de comunicação social, incluindo o Expresso e o Público. Realizou um estágio na revista norte-americana Time, em Nova Iorque. Trabalhou em produção de programas de televisão e foi coautora de um programa de rádio sobre Literatura. Editora da revista Egoísta, tem feito a curadoria artística da publicação desde o seu lançamento, em 2000. A Egoísta, revista multipremiada, é um reflexo da forma como entende a arte e a cultura.
Publicou vários livros de ficção nas Publicações Dom Quixote, e é autora da coleção infantojuvenil Diário do Micas e de outros volumes infantis, todos com o selo do Plano Nacional de Leitura. É coapresentadora do podcast Um Género de Conversa. Em 2024, publicou a biografia de Maria Teresa Horta.