Apresentado no Palácio D. Manuel “Bairro Comercial Digital de Évora quer capacitar a cidade digitalmente para os novos públicos”, salienta autarca de Évora
Atualizado em 06/03/2024Serão 26 hectares de intervenção
“Queremos, com a criação do Bairro Comercial Digital, enquanto centro de comércio e serviços construído em cima das tecnologias e soluções digitais mais recentes, em plena comunhão e sinergia com Évora2027, capacitar a cidade digitalmente para os novos públicos, turistas e visitantes – modernos e digitais – que deverão preencher as ruas e praças da cidade até 2027, bem como ajudar na transição digital dos comerciantes”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá deu a conhecer o grande objetivo do Bairro Comercial Digital de Évora.
O autarca, que falava durante a sessão publica de apresentação do Bairro Comercial Digital de Évora, que teve lugar no Palácio D. Manuel, na passada segunda-feira, lembrou que esta candidatura terá um suporte financeiro de 1.145.499,86€, “tendo como verticais de intervenção: Conetividade e harmonização urbanísticas; Ofertas em plataformas eletrónicas; Digitalização da experiência de consumo; Integração em soluções logísticas coletivas; Elaboração e preparação do projeto aprovado”.
“A Área de Intervenção do Bairro Comercial Digital de Évora integra-se no seu Centro Histórico, sendo que o estatuto de Património Mundial lhe confere uma distinção simbólica suscetível de atrair muitos visitantes e justificar uma aposta no desenvolvimento do turismo, com destaque para o segmento do turismo cultural”, disse ainda, esclarecendo também que “o Bairro Comercial Digital de Évora assume em termos de área, uma dimensão aproximada de 26 hectares de intervenção sendo constituído por um conjunto distintivo de artérias, praças e largos, selecionados em função da sua elevada densidade económica, com particular destaque para a atividade comercial”.
Esta será a área abrangida:
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- Artérias:
- Rua 5 de Outubro; Rua Alcárcova de Baixo; Rua Cândido dos Reis; Rua da Misericórdia; Rua da República; Rua de Aviz; Rua de Machede; Rua do Raimundo; Rua Dom Augusto Eduardo Nunes; Rua João de Deus; Rua José Elias Garcia; Rua Miguel Bombarda; Rua Nova; Rua Romão Ramalho; Rua Serpa Pinto;
- Praças:
- Praça do Giraldo; Praça 1º Maio (Mercado Municipal e capela dos Ossos, contiguo ao Jardim Público); Praça Joaquim António de Aguiar (Jardim das Canas); Praça do Sertório;
- Largos:
- Largo Álvaro Velho; Largo Conde Vila-Flor; Largo das Alterações; Largo de Machede Velho; Largo do Sr. da Pobreza; Largo Luís de Camões; Largo Portas de Moura.
- Artérias:
De entre 160 candidaturas, o Bairro Comercial Digital de Évora foi uma das propostas aprovadas. Do consórcio liderado pelo município de Évora, fazem parte a Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), na qualidade de copromotoras
No âmbito do concurso foram apresentadas 160 candidaturas de todo o país, tendo sido selecionadas 65, que absorvem a dotação inicial de 52,5 milhões de euros. No total, serão abrangidos 25 mil estabelecimentos comerciais.
Os projetos aprovados incluem medidas como plataformas online com a oferta comercial local, promoções; pontos de acesso à internet para os clientes das zonas comerciais; a gestão inteligente da venda e da entrega de encomendas; aplicações móveis para agilizar e facilitar os processos de compra e venda; ou estruturas interativas de rua com toda a informação sobre o bairro.
A medida Bairros Comerciais Digitais é particularmente relevante para os setores do comércio e serviços abertos ao consumidor e um catalisador do crescimento económico, visando a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.