Comando Distrital da PSP de Évora assinalou o seu 150ª aniversário
Atualizado em 04/08/2025A inauguração do “Espaço M” – um espaço de atendimento especializado e de apoio às vítimas de violência doméstica, dotado de mais conforto e com sala vocacionada para crianças, situado nas instalações da polícia de Évora – foi a forma que o Comando Distrital da PSP de Évora escolheu para marcar o seu 150ª aniversário.
O evento, que decorreu na manhã de 1 de agosto, incluiu também a abertura da exposição “Porquê a mim?” (uma homenagem a todas as mulheres vítimas de violência doméstica, enquadrada na celebração dos 50 anos do 25 de Abril) e de duas exposições da PSP junto ao Templo Romano. Integrou ainda uma formatura da Guarda de Honra e prestação de continência, bem como uma sessão solene no auditório do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (iniciada com um apontamento musical, intervenções diversas e imposição de condecorações e entrega de louvores), seguida de almoço volante.
A referida exposição conta com cerca de meia centena de peças de olaria idealizadas pela artista Jacira da Conceição (Professora Associada no Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora) e pela Associação Ser Mulher. As peças foram concebidas e pintadas por mulheres vítimas de violência que constituem o coletivo «As Digitálias» e por técnicos das várias instituições envolvidas.
A Câmara Municipal de Évora também prestou o seu apoio, nomeadamente através das utentes do Centro de Convívio que deram um contributo para a decoração do espaço, o qual tem como padrinhos os atores Joana Pais de Brito e João Catarré.
Estas comemorações foram presididas pelo Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, e pelo Diretor Nacional da PSP, Superintendente-chefe Luís Carrilho. O anfitrião foi o Comandante Distrital de Évora da PSP, Carlos Anastácio, estando também presente o Diretor Nacional da PSP, Luís Carrilho, representantes da Procuradoria-Geral Regional de Évora e do Corpo Nacional da Polícia de Espanha, entre outras entidades.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá esteve presente, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Pena Sádio, os Presidentes da União de Freguesias de Évora, Francisco de Brito, da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, Luís Pardal e da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, Ananias Quintano, entidades que também apoiaram o “Espaço M”.