Jovens Contra o Fogo a proteger o território em Évora
Atualizado em 07/08/2025Um grupo de jovens voluntários está a vigiar, sensibilizar e efetuar ações de limpeza na zona da Ecopista e do Alto de S. Bento, este Verão, no âmbito do projeto Jovens Contra o Fogo 2025.
Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal de Évora ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Na manhã de hoje, 7 de agosto, os jovens receberam a visita da Secretária de Estado Adjunta da Juventude e Igualdade, Carla Rodrigues, que veio conhecer o trabalho destes, acompanhada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, pelo Diretor Regional do IPDJ, Miguel Rasquinho, entre outros representantes de entidades ligadas a esta temática.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal aproveitou para dar a conhecer aos visitantes o moinho de vento que foi recuperado em 2022 para moagem de cereais e que está agora ao serviço da Educação, acrescentando também valor turístico ao Núcleo Museológico do Alto de São Bento.
Além dos Jovens Contra o Fogo, o autarca explicou também que a Câmara Municipal de Évora conta ainda com o Programa V Jovem, em que os jovens voluntários ajudam a comunidade em várias outras ações ao longo do ano, sublinhando a importância que representam estes programas para os jovens e para o Concelho.
Refira-se que este projeto decorre até 5 de setembro, contemplando até 10 jovens por quinzena. Todos os participantes têm direito a uma Bolsa de Ressarcimento, paga pelo IPDJ. Podem concorrer jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos que se inscrevam na plataforma do IPDJ, em programasjuventude.ipdj.gov.pt