8 de Março, Dia Internacional da Mulher
Atualizado em 08/03/2023Por Direitos, Igualdade, Justiça Social e Paz
Séculos de exploração da maioria por uns poucos, séculos de sociedades patriarcais e de submissão da mulher, séculos de reprodução de valores da desigualdade, pesam nas sociedades actuais, exigem a continuidade da luta das mulheres e pelos direitos da mulher, reclamam que se assinale o Dia Internacional da Mulher.
8 de Março de 1857: operárias têxteis americanas fizeram greve, ocuparam a fábrica, exigiram 10 horas de trabalho/dia (trabalhavam 16h), salário igual para trabalho igual (recebiam 1/3), respeito no trabalho. A repressão foi brutal: a fábrica incendiada e 130 trabalhadoras assassinadas. Aquelas mulheres operárias mostraram coragem e determinação; mostraram que não há benesses; mostraram que direitos, que melhores condições de vida se conquistam pela organização colectiva e pela luta.
8 de Março, Dia Internacional da Mulher, é dia simbólico na luta pelos direitos da mulher, contra a exploração e pela valorização do trabalho, pela igualdade de género no trabalho e na vida, pela construção de sociedades socialmente mais justas. Juntos, mulheres e homens, comemoramos os avanços conseguidos, combatemos os retrocessos, continuamos a luta.
Desde então, muito foi conquistado, parte foi perdido. Hoje, aumenta a exploração, a injustiça social, a pobreza. São actuais as reivindicações por trabalho seguro com direitos, por salários dignos, por salário igual para trabalho igual, pelo respeito no trabalho e na vida do dia a dia contra discriminações e violências.
Neste 8 de Março, manifestamos a nossa solidariedade com as mulheres e os Povos vítimas das guerras, com as mulheres e os refugiados que fogem das guerras, da exploração, da miséria.
Neste 8 de Março, manifestamos a nossa solidariedade com as mulheres de Évora que sofrem injustiças, que romperam e rompem grilhetas, que lutaram e lutam por vidas melhores. Denunciamos todas as formas de violência contra as mulheres, afirmamos que a luta continua contra a pobreza, por melhores condições de trabalho e de vida.
Neste Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Évora saúda as suas trabalhadoras, saúda todas as trabalhadoras, saúda as mulheres, saúda as que não se resignam e reafirma o seu compromisso na luta pelos direitos, na defesa da igualdade entre homens e mulheres, na defesa de uma vida e de uma sociedade melhor e mais justa.
Carlos Pinto de Sá
Presidente da CM Évora
8/Março/2023