Crianças descobrem a ciência através da arte no Alto de S. Bento
Atualizado em 06/12/2022Os alunos de 2º ano da Escola Básica da Horta das Figueiras participaram no dia 2 de dezembro, no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, numa atividade científica, onde a componente artística também esteve presente. Pretendeu-se, assim, sensibilizar para a importância das aves e flora, mas também desenvolver o gosto pela ciência e pela arte.
Esta oficina, intitulada “Aves do Montado”, foi dinamizada por Inês Roque, Investigadora da equipa do Laboratório de Ornitologia (MED) e pela Ilustradora Shirley van der Horst.
“Aves do Montado” está inserida no projeto “Missão Ciência e Arte”, coorganizado entre a Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora, visando estimular nos mais jovens o gosto pela ciência, pela descoberta e pelo conhecimento, transmitindo o que é a ciência e o que fazem os cientistas nas mais diversas áreas do saber.
Nesta atividade, as crianças conheceram “O gaio Caio e o sobreiro Caeiro”, dois amigos de longa data, que os levaram à descoberta do papel das aves nos ecossistemas, tendo como cenário a floresta mediterrânica. Aprenderam igualmente sobre o valor da ilustração científica e testaram eles próprios, no papel, também os seus talentos.
Recorde-se que a Câmara Municipal inaugurou recentemente o Observatório de Aves do Divor e está também a desenvolver algumas ações de sensibilização para a importância das aves no Concelho, no contexto do projeto Território Eurobird.