VENHAM + 50 | E quando o humor é uma arma?

Atualizado em 16/05/2024
CICLO DE CONVERSAS
Venham + 50! Conversas daqui para a frente
E quando o humor é uma arma?

Com Nuno Artur Silva, autor e produtor
Cristina Sampaio, ilustradora e cartoonista

Imaginar o Futuro sob o duplo signo da Liberdade e da Esperança. Este é o mote do ciclo Venham + 50, através do qual o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida convida várias personalidades a refletirem sobre o mundo que nos rodeia e os grandes desafios e oportunidades que hoje se colocam. No ano em que se celebram cinco décadas de Democracia em Portugal, olhamos novamente em frente.

Curadoria e moderação: Bruno Fraga Braz
***************************
NUNO ARTUR SILVA
Nasceu em Lisboa, em outubro de 1962. Foi professor de Português e de Escrita Criativa, apresentou programas de televisão e fez stand-up comedy. É autor e produtor de livros, peças de teatro, eventos, séries e programas de televisão, explorando géneros que vão da banda desenhada à poesia, da comédia às histórias infantis, do documentário à ficção. Foi fundador e diretor da Produções Fictícias, agência criativa; fundador e diretor do Canal Q; fundador e publisher do jornal satírico O Inimigo Público. Foi Administrador da RTP (2015/2018), tendo a seu cargo o pelouro de Conteúdos, e Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media no XXII Governo Constitucional (2019/2022). Em 2020, escreveu o livro Síul, Epilif e o Grande Zigomático, com ilustrações de Pierre Pratt, editado na Bertrand Editora.
CRISTINA SAMPAIO
Nasceu em Lisboa. Trabalha, desde 1987, como ilustradora infanto-juvenil, tendo publicado mais de uma vintena de livros. A partir de 1986, começou a trabalhar como cartunista para diversas revistas e jornais, nacionais (entre eles, Público e Expresso) e internacionais (entre eles, The New York Times e Kleine Zeitung). Está representada em inúmeras publicações coletivas de ilustração e de cartoon. Trabalhou em cenografia e em multimédia. Realiza curtas de animação para a TV, integrada no coletivo Spam Cartoon. Presente em numerosas exposições em Portugal e no estrangeiro. Realizou exposições retrospetivas (2001, 2018 e 2019). Detentora de diversos prémios, destacando-se o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa (2006 e 2010) e o 1º Prémio de cartoon editorial do World Press Cartoon (2007), no qual recebeu igualmente duas menções honrosas (2009 e 2015). Em 2009, o Festival da Amadora atribuiu-lhe o prémio de melhor ilustração infantil pelo livro Canta o Galo Gordo. Desde 2009, faz parte do Cartooning for Peace.
Telefone: +351 266 748 350
E-mail: centrodearteecultura@fea.pt
Site: http://www.fea.pt
Redes Sociais: Facebook: @fundacaoeugeniodealmeida Instagram: @fundacao_eugenio_de_almeida