(Português) Dia Nacional da Paralisia Cerebral assinalado com caminhada em Évora
Updated on 23/10/2025Sorry, this entry is only available in Português.
Uma caminhada pelo Centro Histórico de Évora foi a forma escolhida pela APCE – Associação de Paralisia Cerebral de Évora para assinalar o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, à qual se juntou também um grupo de alunos de Desporto da Escola Secundária André de Gouveia, contando igualmente com o acompanhamento do programa de Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade do Comando da PSP de Évora.
Com esta caminhada, que decorreu na manhã 22 de outubro, a APCE pretendeu, acima de tudo, mostrar como são às acessibilidades físicas no Centro Histórico da nossa cidade, um tema que diz respeito tanto às pessoas com paralisia cerebral e mobilidade reduzida, como aos restantes cidadãos.
Os caminhantes saíram da sede da APCE, atravessaram o Rossio, a Rua da República e a Praça de Giraldo, seguindo pela Rua João de Deus e Rua Cândido dos Reis. Voltaram depois pelo mesmo caminho, fazendo ainda uma paragem na Praça Joaquim António de Aguiar para retemperar forças.
Durante o percurso, a Associação aproveitou, com a ajuda dos jovens da ESAG, para assinalar espaços comerciais que aderiram aos Projetos “Acesso Universal 1.2 e 1.3” e aplicar “multas morais” em formato de papel, as quais foram colocadas em veículos estacionados de forma indevida.
Refira-se que o tema das Acessibilidades já vêm sendo objeto de trabalho por parte da APCE há alguns anos, em parceria com a Câmara Municipal de Évora e agora também com o Núcleo Empresarial da Região de Évora.