Alunos eborenses vão ao teatro na Associação Do Imaginário
Atualizado em 11/05/2023Alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo assistiram à peça “DESCOBRI!”, a mais recente produção de teatro para a infância criada pela “Do Imaginário – Associação Cultural, tendo o primeiro espetáculo decorrido no dia 8 e estando o último agendado para dia 11 de maio, na sede desta instituição.
Estes 4 espetáculos integram-se no Projeto Municipal “Artes à Escola” e os estabelecimentos envolvidos são a EB Almeirim (1º, 3º e 4º ano), Sra. da Glória (4º ano), S. Mamede (1º, 2º e 3º ano) e Fundação S. José Operário (Pré-Escolar).
“Descobri!” é a história de Nomo e Memo, dois personagens que, casualmente e talvez por idênticas razões, um dia se encontraram algures num lugar estranho, um lugar tristonho e despojado, com remotos sinais de vida. Apesar disso, este lugar teima em renascer das cinzas do tempo, emitindo sinais da sua longa e cansada existência. A presença de sementes, raízes, folhas, ramos de árvores, dispersos num amontoado de terra que parece apelar à sua fertilidade, é um sinal de que é possível recuperar a vida renovando a natureza desse antigo lugar que se dizia chamar: Terra! Isso mesmo, o tal planeta azul!
A amizade de Nomo e Memo cresce. E é com a vontade de ambos e sentido de partilha que juntos fazem desse lugar inóspito um pequeno habitat pleno de vida e beleza, fazendo prova, de uma forma lúdica e didática, da importância que tem o amor à vida, evocando valores imprescindíveis no respeito pela preservação da natureza.
Trata-se de uma produção de 2022 Do Imaginário. A dramaturgia e encenação é de Isabel Bilou e a interpretação de São Pires e Dina Nunes, com cenografia de Joana Gancho. Tem música e sonoplastia de Luís Pereira, desenho de luz de Luís Rufo, operação técnica de Pedro Mocho e foto de Paulo Nuno Silva.