Artes à Escola leva arte fotográfica aos mais novos
Atualizado em 13/06/2023“Como eu te vejo” é a denominação da oficina de fotografia dirigida pelo fotógrafo António Carrapato realizada nesta primeira quinzena de junho com 2 turmas de 4º ano das Escolas Básicas do Bairro da Câmara e da Sra. da Glória.
Esta atividade insere-se no projeto municipal “Artes à Escola”, sendo que, na 1ª sessão os alunos fizeram um exercício de observação e desenharam o retrato do seu colega do lado. Na 2ª sessão, o desafio foi que cada aluno se tornasse fotografo e, a partir dos desenhos, realizasse a sua imagem fotográfica.
“Como eu te vejo”, é um projeto que centra a atenção na maneira como se vê o outro, neste caso em contexto escolar: como vejo o meu colega do lado na sala de aula.
Pretende-se refletir, através da fotografia, o modo como os jovens veem os seus colegas nestes tempos em que a dispersão e interesse pelo digital individualizam o estar em grupo, o olhar para o que os rodeia com mais atenção.
De acordo com os organizadores da atividade, “cada vez mais, todos nós e os jovens de uma maneira mais incisiva, dispersamos o olhar e atenção em contemplações oferecidas pelos meios digitais. Sendo assim será que olhamos o tempo suficiente para o que está ao nosso lado?”.
O objetivo desta oficina é que o aluno olhe para o colega na sala de aula e, através do retrato, crie uma imagem que descreva a maneira como ele vê o colega, mas também que o leve a descobrir a máquina fotográfica e a arte que com ela se pode criar.