Com forte apoio da Câmara Municipal, Bombeiros de Évora reforçam capacidade de resposta
Atualizado em 06/06/2023Os Bombeiros Voluntários de Évora (BVE) contam, doravante, com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) garantindo, deste modo, uma maior capacidade de resposta para atuarem em diferentes cenários.
Fruto de forte e importante contributo financeiro da Câmara Municipal de Évora, a que se junta também a entrada em circulação de uma nova viatura de emergência, suportada integralmente pela edilidade (75 mil euros), a nova EIP permitirá a existência de uma equipa em permanente prontidão entre as 07h00 e 22h00.
Esta manhã (terça-feira 06/06), o Presidente da autarquia, juntamente com o vereador Alexandre Varela, estiveram no quartel dos BVE para manifestar público reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelos “soldados da paz” em prol da população.
“Faces às constantes alterações climáticas, que são visíveis permanentemente, o risco de fogos rurais é constante e maior pelo que tudo o que seja reforço da capacidade operacional dos nossos bombeiros é muito positivo”, salientou Carlos Pinto de Sá.
“Tendo em conta a capacidade económica e financeira da edilidade, a Câmara tem estado em permanente contacto com o comando dos bombeiros e da Direção da Associação no sentido de, anualmente, reforçar o apoio concedido a esta instituição”, referiu ainda.
As Equipas de Intervenção Permanente – criadas no âmbito de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros – visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes.
As Equipas de Intervenção Permanente são formadas por cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e com competências em áreas diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.