Concerto do Concurso para Jovens Intérpretes decorreu no Teatro Garcia de Resende
Atualizado em 26/07/2022O Concerto dos Laureados (este ano nas modalidades de canto e piano) da 7 ª edição do Concurso para Jovens Intérpretes – Prémio José Augusto Alegria 2022 realizou-se no serão de 24 de julho, no Teatro Garcia de Resende. Os vencedores apresentaram as suas obras numa cerimónia a que assistiu também o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
Os intérpretes premiados no Canto foram: Maria del Mar Machado Morán (1º Prémio); Cláudia Ribas de Sousa (2º Prémio e Prémio Melhor Interpretação de Canção Portuguesa); Sofia Marafona (3º Prémio); e Patricia Santos Modesto (Menção Honrosa). No Piano – 3º Escalão – foi premiado Lucas Filipe Roberto de Barros.
A Câmara Municipal de Évora ofereceu ao vencedor de cada 1º Prémio, nas modalidades de Canto e de Piano, um prémio monetário e um Concerto no XXIV Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros” 2023, em Évora. Para mais detalhes sobre os prémios e o concurso pode consultar o Regulamento em https://eboraemusica.pt/premio-jose-augusto-alegria-2022-concurso-para-jovens-interpretes-canto-e-piano/
O evento é organizado pela Associação Eborae Mvsica – Associação Musical de Évora, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Câmara Municipal e a Universidade de Évora.
Esta edição do concurso decorreu de 22 a 24 de Julho estando aberta a jovens nacionais e estrangeiros. Tem como patrono o Cónego José Augusto Alegria, figura de referência da cidade que se dedicou ao estudo e investigação da “Escola de Música da Sé de Évora”.
De acordo com a Associação Eborae Mvsica, os principais objetivos deste concurso são “o estímulo ao estudo da Música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela Música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, Cónego José Augusto Alegria”.