CROMELEQUE DOS ALMENDRES
Atualizado em 23/10/2023A ação em curso no Cromeleque dos Almendres centra-se na reposição do solo e coberto vegetal, ação corretiva e preventiva, não implicando qualquer impacto arqueológico. O processo, com reflexão iniciada há já alguns anos, é decorrente das preocupações sobre o estado de profunda e contínua erosão em que se encontrava o solo, parte integrante da estrutura do monumento, e único suporte da quase centena de monólitos que o compõem.
Na sequência da assinatura do Acordo de Comodato, em 2019, entre a Câmara Municipal de Évora e o proprietário do terreno onde se situa o Cromeleque, realizaram-se diversas discussões públicas, bem como uma série de reflexões entre os representantes das entidades envolvidas (Câmara Municipal de Évora, União de Freguesias da Nossa Senhora da Tourega e Guadalupe, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Grupo Pró-Évora), especialistas em megalitismo e técnicos responsáveis pela gestão do monumento, de forma a estruturar um conjunto de intervenções que contribuíssem de forma decisiva para a sua salvaguarda.
No seguimento das necessárias visitas técnicas ao local por técnicos da DRCA, Grupo Pró-Évora e Câmara Municipal, foi elaborado projeto para valorização do monumento e sua envolvente, por técnico especialista em agronomia e arquitetura paisagista. Do projeto global apresentado, de caráter assumidamente minimalista e de impacto nulo na estrutura do monumento, temos o objetivo imediato da proteção e conservação do Cromeleque.
A ação em curso, aprovada pela Direção Geral do Património Cultural, consistiu na colocação de uma camada de terras com 20 a 25cm acima da cota de circulação, quantidade considerada apropriada em função do abatimento previsível (chuvas, sementeira e pisoteio). Esta ação tem tido o acompanhamento, presencial e permanente, de arqueólogos municipais e da Direção Regional de Cultura, de forma a garantir a salvaguarda deste monumento.
Esta ação enquadra-se num conjunto mais amplo de intervenções numa ótica de proteção e salvaguarda deste cromeleque.