Dia Nacional dos Cientistas a decorrer em Évora
Atualizado em 17/05/2023Festejar os cientistas e a evolução da ciência em Portugal e refletir sobre os desafios dos próximos anos são alguns dos principais motivos da celebração do Dia Nacional dos Cientistas que decorre hoje (16 de maio) em Évora.
Um dia instituído em 2016 e que homenageia o legado de um cientista português já falecido – o Professor Mariano Gago. Os cientistas levam hoje a ciência aos mais diversos espaços da cidade de Évora, com destaque para as escolas, mas sem esquecer a população com um programa bastante diversificado que pode consultar aqui: https://www.cm-evora.pt/eventos/dia-nacional-dos-cientistas/
Esta iniciativa é dinamizada em Évora pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e organizada pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e pela Universidade de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Évora.
A sessão de abertura realizou-se no Palácio de D. Manuel e contou com intervenções de Rui Dias (Comissário do Dia Nacional dos Cientistas), Alexandre Varela (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora), Rosália Vargas (Presidente da Ciência Viva – ANCCT) e Hermínia Vilar (Reitora da Universidade de Évora).
Destaque ainda para a presença de dois renomados cientistas no público, entre vários outros, o Professor Galopim de Carvalho e Mark Maslin (University College London).
O trabalho em parceria, a produção de ciência, a sua divulgação e a partilha com a sociedade foram algumas das ideias em destaque neste dia.