Está inaugurada a BIME | Festa das marionetas acontece em Évora até 11 de junho
Atualizado em 07/06/2023Se, até ao próximo domingo, se cruzar com um espetáculo de marionetas, não se surpreenda. Afinal de contas, durante os seis dias do evento, aguardam-nos 33 espetáculos com mais de 90 apresentações, de 27 companhias, provenientes de 10 países. Está na rua a 16.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora.
Numa organização do Centro Dramático de Évora (CENDREV) em parceria com a Câmara Municipal, a BIME arrancou, como é hábito, com um desfile pelo centro histórico que juntou centenas de pessoas, com partida do Teatro Garcia de Resende (TGR), sede desta bienal. Os Gigabombos do Imaginário encabeçaram o cortejo, bem acompanhados por marionetas saídas dos contos de fadas, trazidas pelos espanhóis Eudald Ferre. A meio, paragem no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo para inauguração da exposição “Marionetas: Escultura e Personagem”, de Helena Millán, que assumiu sentir-se emocionada pelo seu trabalho poder ser apreciado na BIME.
À noite, a sala principal do TGR recebeu o espetáculo de abertura da bienal. Perante uma plateia repleta, o Teatro do Ferro/Marionetas do Porto trouxe “Maiakovsky – O Regresso do Futuro”, peça que volta a ser apresentada hoje, quinta-feira, 07, às 19h00. O vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, e o diretor do Cendrev, José Russo, aproveitaram a ocasião para vincaram a grande importância da realização da BIME e deixaram, desde já, a garantia da realização da 17.ª edição em 2025.
Por agora, na edição deste ano, é de destacar também o seminário internacional “A marioneta: um património em constante transformação”, em parceria com o CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora.
As companhias participantes nesta BIME provêm de diversas partes do mundo: para além de Portugal, temos marionetas de Espanha, Brasil, Grécia e Dinamarca, passando pela Itália, França, Bélgica, Inglaterra e, ainda, Cabo Verde. A extensão da BIME aos concelhos de Arraiolos e Reguengos de Monsaraz, com várias apresentações ao longo da semana, é outra das novidades.
Há espetáculos para todos os públicos e faixas etárias, em 16 locais diferentes, com um número significativo de apresentações gratuitas no espaço público. Para os espetáculos pagos os bilhetes podem ser adquiridos na BOL, no TGR, e demais pontos de venda nacionais.
O programa completo de espetáculos pode ser consultado em bime.pt.