Skip to main content

Exposição ANIMANIMAL, MEMÓRIAS ANCESTRAIS

Atualizado em 19/06/2024

Iconografia animal através do tempo

 

Desde os primórdios da humanidade, o animal é a primeira manifestação de pintura representada pelo homem, como função simbólica, mágica, religiosa ou sacrificial.
Estas representações visuais, tanto na forma como na cor, fundem-se numa relação quase simbiótica em que os animais se interpenetram, transmutam, desmultiplicando-se noutros.
Esta linguagem transmite-nos a ideia mimética em que o animal habita o homem, já que sempre foi utilizado de forma metafórica e simbólica, espelhando traços específicos do comportamento humano.
Se esta linguagem figurativa descende da mentalidade primitiva, assim continuou a desenvolver-se de forma metafórica, desde a pintura rupestre, aos manuscritos da Idade Média, renascimento, capitéis e portais de edifícios religiosos, através das artes plásticas, expressas em artistas como Arcimboldo, Picasso, Matisse, Dali, passando igualmente pela publicidade.
A iconografia animal continua símbolo da expressão artística do homem, integrando-o na sua imagética, permanecendo intemporal no nosso imaginário.

https://www.teresaribeiropintora.com/anim-animal-2024.html

 

 

Telefone: 963568822
E-mail: r.teresaribeiro@gmail.com
Site: http://www.teresaribeiropintora.com
Redes Sociais: facebook, WhatsApp
Classificação etária: 1
Preço: grátis
Organização: Câmara Municipal de Évora