Arquivado: Masterclass de Trompete, Orientada por Pedro Monteiro

Atualizado em 22/04/2024

Nos dias 19, 20 e 21 de abril decorre a Masterclass de Trompete, no Convento dos Remédios, em Évora, sob a orientação de Pedro Monteiro. Dia 19 de abril, às 21h30, haverá um Recital de Trompete e Piano, por Pedro Monteiro, acompanhado ao piano de Bernardo Marques. A masterclass termina a 21 de abril, às 18h00, com o concerto de encerramento pelos participantes e entrega de certificados de participação.

Esta masterclasse pretende proporcionar aos formandos algumas aprendizagens, desde aprender algumas informações, tais como qual a melhor postura, o melhor uso do instrumento, algumas técnicas de como atingir melhor algumas notas e como colocar a respiração corretamente. Pretende-se ainda proporcionar momentos de partilha entre todos os participantes. Esta atividade tem como destinatários pessoas de qualquer idade que toquem este instrumento, no mínimo, há dois anos.

Pedro Monteiro é licenciado em Trompete pela ESML. Concluiu o Mestrado com o tema “Trombetas da Charamela Real de Lisboa”. Coordenou também a apresentação pública das “Trombetas da Charamela Real de Lisboa” na inauguração do novo Museu Nacional dos Coches.

Obteve o 3º lugar no Concurso Internacional de Jovens Trompetistas, na Alemanha. Mais tarde, ingressou na Orquestra de Jovens do Mediterrâneo como Solista.

Colabora frequentemente com Orquestras Portuguesas, e é convidado a orientar masterclasses. Realiza ainda vários recitais a solo em Portugal, Espanha e França. É membro fundador do “Lisbon Underground Music Ensemble”, com o qual gravou já vários CDs. Participou numa digressão onde tocou em países como Alemanha, Bélgica e Países Baixos. Faz parte do Ensemble de Metais da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Colabora no “Projeto Educativo” do Teatro Nacional São Carlos. É solista B na Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional São Carlos. Atualmente é professor de Trompete na Universidade de Évora, onde leciona desde 2020.

Telefone: 266746750 / 965740270
E-mail: producao.eboraemusica@gmail.com
Site: eboraemusica.pt
Redes Sociais: https://www.instagram.com/eboraemusica/
Classificação etária: Interpretes que estudem o instrumento à pelo menos 2 anos.
Preço: Recital: 5€ ; Alunos CREV: 10€ ; Alunos Externos: 15€ ; Ouvintes (apenas para alunos de música / formadores / professores. Devem ser todos da área de música – trompete): 7€
Organização: Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes
Apoio: Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana e A Defesa
Coprodução: Câmara Municipal de Évora
Observações: Para o Recital de Trompete e Piano recomenda-se a reserva antecipada de bilhete através do email eboraemusica@gmail.com .
As inscrições são aceites por ordem de chegada. A inscrição deverá ser enviada para: EBORÆ MVSICA, Apartado 2126, 7001-901 Évora; por e-mail: eboraemusica@gmail.com; ou através do formulário online.