Arquivado: O RAPTO, um filme de Marco Bellocchio

Atualizado em 20/06/2024

Edgardo Mortara nasceu em 1851, em Bolonha (Itália), no seio de uma família judia. Após ter ficado doente, uma empregada, julgando que ele estava à beira da morte, baptizou-o às escondidas. Segundo a doutrina católica da época, o baptismo era considerado um sacramento irrevogável, tornando a criança parte da Igreja Católica.

Quando as autoridades da Igreja tomaram conhecimento disso, tinha ele seis anos, decidiram que a criança tinha de ser retirada à sua família judaica. Edgardo foi então levado à força de sua casa e entregue à custódia do Papa Pio IX e criado como católico.

Os pais, desesperados, fizeram de tudo para recuperar o filho, apelando a todas as instituições.

Telefone: 266 751 319
E-mail: cinemasoir@gmail.com
Site: .facebook.com/auditoriosorormarinacinema/
Redes Sociais: http://www.facebook.com/auditoriosorormarinacinema/
Classificação etária: M/14
Preço: 3,50
Organização: SOIR JAA/FIKE
Apoio: ICA/MC – Rede Alternativa de Exibição Cinematográfica | Universidade de Évora | Câmara Municipal de Évora | Direcção Regional de Cultural do Alentejo | Associação Académica da Universidade de Évora | Rádio Diana FM.
Observações: FRA, ITA, ALE, 2023
Género: Drama, Histórico