Évora e Portugal Perderam Um Notável Cidadão e Homem da Cultura, Manuel Gusmão
Atualizado em 10/11/2023Manuel Gusmão nasceu em Évora, em 1945.
Figura ímpar da poesia portuguesa licenciou-se em Filologia Românica em 1970 com uma tese dedicada à poesia dramática de Fernando Pessoa e doutorou-se com uma tese sobre a Poética de Francis Ponge em 1987. Foi fundador da Associação Portuguesa de Literatura Comparada.
Militante do PCP participou na luta contra a ditadura fascista e, em 1975, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte pelo círculo de Évora e à Assembleia da República entre 1976 e 1979.
Poeta, ensaísta, tradutor, crítico literário, professor universitário, Manuel Gusmão notabilizou-se como um dos nomes marcantes da literatura e da cultura portuguesa dos séculos XX e XXI.
A sua obra foi amplamente reconhecida e premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio PEN Clube Português para melhor obra de poesia em 1997 e em 2009, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava em 2001, o Prémio de Poesia António Gedeão, em 2014 e o Prémio Vergílio Ferreira, pelo conjunto da sua obra literária, em 2005.
Foi distinguido pelo Estado português com a Medalha de Mérito Cultural, em 2019.
A Associação Portuguesa de Autores, a Câmara Municipal de Évora e a CIMAC (Associação que reúne os 14 Municípios do Alentejo Central) acordaram instituir, há meses, o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão, como reconhecimento desta figura maior da cultura portuguesa, o qual, na sua 1ª edição, será entregue em cerimónia a decorrer em Évora no próximo dia 14/11.
A Câmara Municipal de Évora manifesta a sua consternação pela perda de Manuel Gusmão e endereça à família enlutada condolências.
O Presidente da CM Évora,
Carlos Pinto de Sá
9/11/2023