Festival Imaterial rendeu-se às melodias mágicas da Índia e do Irão
Atualizado em 25/05/2023Foram duas horas em que o estado de transe melódico envolveu o Teatro García de Resende (TGR), em mais uma noite Imaterial. Os indianos SOUGATA ROY CHOWDHURY & NIHAR MEHTA, brindaram a plateia com o virtuosismo do sarod, um cordofone tradicional usado na música clássica daquele país. Do Irão veio o KAYHAN KALHOR TRIO, que nos apresentou o kamancheh (cordofone aparentado ao violino), o qual mantém o compromisso com a música clássica persa.
Hoje, quinta, dia 25, o programa do festival inicia-se às 18h00, com cinema no Auditório Soror Mariana. Em exibição estará o filme THE SOIL, de ZUZANA SOLAKIEWICZ (Polónia, 2021, 72′). Este documentário, filmado em ritmo lento e com uma enorme beleza, explora a relação entre as mulheres, a música e a terra na Polónia.
À noite, o TGR recebe, a partir das 21h00, uma noite que promete ser intensa. Pelo palco vai passar a voz da mexicana SILVANA ESTRADA, uma das atuações mais aguardadas deste festival. Trata-se de uma das mais apaixonantes criadoras de canções do momento, vencedora do Grammy Revelação, em 2022. Segue-se LA KAITA, cantora cigana nascida em Badajoz, que é uma das mais respeitadas vozes do flamenco tradicional. O programa de espetáculos de hoje encerra com a atuação do grupo THE DRUMMERS OF BURUNDI, coletivo reunido em torno de ritmos tradicionais daquele país. Para palco levam a música que acompanha vários rituais sociais ligados à sua vida em comunidade, associados tanto à celebração dos nascimentos e à despedida dos mortos, quanto às invocações da fertilidade e às cerimónias de subida ao trono de um novo rei.
Para assistir aos concertos (já praticamente esgotados) é possível fazer reservas antecipadas através dos seguintes meios: Teatro Garcia de Resende: 266 703 112 | BOL (bilheteira online): https://bit.ly/3NP1mgL
As reservas de bilhetes são limitadas ao máximo de quatro por pessoa e são válidas até 30 minutos antes do espetáculo. Após essa hora os bilhetes de reservas serão libertados para o público presente no local.
Mais informação sobre a programação em: http://festivalimaterial.pt/.