Inquérito ao comércio, restauração, serviços e alojamento
Atualizado em 11/03/2022O Município de Évora, a ACDE – Associação Comercial do Distrito de Évora e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, estão a preparar uma candidatura ao projeto Bairros Comerciais Digitais, visando desta forma alavancar a revitalização económica, modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das áreas comerciais tradicionais.
Neste sentido decorre, a partir do dia 14 de março (segunda-feira), a aplicação do inquérito nas artérias do Centro Histórico com maior densidade comercial. O sucesso desta candidatura depende também de uma participação abrangente dos agentes dos sectores do comércio, restauração, serviços e alojamento.
Gostaríamos de contar com a sua colaboração para caracterizar a realidade comercial da área de intervenção e identificar as principais potencialidades e/ou oportunidades de revitalização do ecossistema comercial.
Os Bairros Comerciais Digitais surgem como uma medida catalisadora do crescimento económico, procurando enquadrar, por um lado, o vetor da proximidade e da coesão territorial, promovendo a valorização da evidência física e da requalificação dos espaços, recuperando o sentido de planeamento do urbanismo comercial e associando-o ao segundo vetor da política pública e do próprio PRR, visando-se, assim, a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, a promoção do comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.