Mensagem de Ano Novo do Presidente da Câmara Municipal de Évora
Atualizado em 01/01/2024Terminamos 2023 prosseguindo um caminho seguro para garantir um melhor futuro no concelho de Évora. A Câmara Municipal salvaguardou, apesar da brutal subida dos preços, a estabilidade e equilíbrio das Contas Municipais e, ainda assim, reduziu os impostos municipais (IMI, participação no IRS, derrama).
Trabalhámos intensamente na concretização e assinalámos o 1º aniversário de Évora Capital Europeia de Cultura 2027, essa conquista histórica que, confiamos, dará um decisivo contributo ao desenvolvimento de Évora (e do Alentejo).
Registámos progressos significativos em várias áreas com relevo para a dinâmica da economia local com mais investimento, mais empresas, mais postos de trabalho. Mas, também, dificuldades em áreas como a rede viária ou a limpeza pública.
Registámos, também, o agravamento de problemas nacionais estruturais como a pobreza, os baixos rendimentos e a perda de poder de compra de grande parte da população ou o agravamento das dificuldades de acesso a habitação digna.
A outro nível, a inflação que empobrece a maioria e enriquece alguns, o recrudescimento das guerras ou o impacto negativo global das alterações climáticas mostraram a necessidade de procurar e construir um novo e sustentável modo de produção, de consumo e de vida comunitária.
O Município de Évora escolheu como tema central da sua acção em 2024 “Comemorar os 50 Anos da Revolução de Abril”: impõe-se valorizar a maior transformação histórica, alguma vez realizada em Portugal, a favor do Povo e refletir sobre como evoluímos, como estamos e como vivemos hoje.
Aprovadas as Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2024, poderão avançar, no que depende da Câmara Municipal, grandes projectos estruturantes para o futuro de Évora como o Plano Local de Habitação, para requalificar e construir novas habitações ou o acesso viário e as redes publicas de água e saneamento para o novo Hospital Central do Alentejo ou novas extensões de saúde em 6 freguesias ou, claro, Évora 2027. Será possível continuar a reforçar a nossa ação em áreas como a intervenção e apoios sociais, a educação, o desporto e a juventude e, claro, a higiene e limpeza publicas para as quais é essencial a colaboração de todos, a rede de abastecimento de água ou a rede viária.
Em 2024, a população irá dispor de importantes infraestruturas como o reconstruído Salão Central, a requalificado edifício dos Paços do Concelho, a renovada Ludoteca, os Centros de Convívio do Br. Stº António, Horta das Figueiras e Malagueira ou a ligação pedonal entre a estação ferroviária, o Rossio e o Centro Histórico.
Haverá, naturalmente, incapacidade de chegar a todos os problemas que defrontamos, haverá dificuldades, insuficiências, erros mas motiva-nos a vontade e a certeza de que, no respeito pelas diferenças, conseguiremos em conjunto – Município, instituições, empresas, população – fazer de 2024 um melhor ano para o Povo e para Évora.
A todos desejamos um ano de 2024 com saúde e prosperidade!
31/12/2023