Miúdos e graúdos preparam Carnaval em Évora
Atualizado em 08/02/2023Os utentes do Centro do Convívio da Câmara Municipal de Évora e os alunos do Centro de Actividade Infantil de Évora (CAIE) estão a realizar em conjunto os preparativos para o habitual desfile de Carnaval, este ano subordinado ao tema “Évora pela Paz”, que se realizará nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Évora.
Pode já consultar a versão inicial do programa (que está ainda em atualização) em https://www.cm-evora.pt/eventos/carnaval-evora-pela-paz/ , cujo desfile conta com a participação de aproximadamente 2800 participantes, de acordo com as instituições que se inscreveram e mais de uma dezena de animadores e grupos.
A criação de roupas e adereços encheram de vida e alegria o Centro de Convívio (Rua do Fragoso), atividades que se desenvolvem no âmbito do projeto municipal “Mais Próximo de Todos” cujo objetivo principal é contribuir para a valorização do papel social dos idosos do concelho de Évora.
Concretiza-se essa valorização através da dinamização de atividades na área da promoção do envelhecimento ativo e inclusão social, visando o reforço do contacto intergeracional, entre idosos, crianças e jovens. Desta forma, a componente intergeracional do projeto visa aproximar diferentes gerações, proporcionando momentos de interação, partilha e transmissão de valores.
Os encontros intergeracionais constituem igualmente uma forma eficaz de combater a solidão sentida por muitos idosos, valorizando o seu papel na comunidade.
No contexto da designação de Évora como cidade líder da rede Mayors for Peace em Portugal o tema da paz é fundamental e muito atual, sendo de também de importância crucial para a organização Mayors for Peace, criada em 1982, por iniciativa dos municípios de Hiroshima e Nagasaki (Japão) e que tem o objetivo de promover a abolição das armas nucleares e contribuir para a consecução de uma paz mundial duradoura, sensibilizando os cidadãos do mundo para a importância da paz e eliminação da ameaça nuclear através de uma estreita solidariedade entre as cidades-membro. É uma organização não-governamental, acreditada junto da ONU e, neste momento, é composta por cerca de 8.200 municípios de 166 países, entre os quais cerca de 41 municípios portugueses.
Esta organização defende que só através da educação e divulgação dos valores da paz, da solidariedade e da tolerância será possível alcançar os objetivos principais: a paz mundial, um mundo seguro e livre de armas nucleares, onde todas as nações se respeitem mutuamente.