Nota de Pesar
Atualizado em 09/05/2023O Município de Évora manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do escritor eborense Luís Carmelo (1954-2023)
Eborense de nascimento e de convicção. Desde a sua juventude assumiu uma intervenção muito clara e muito consciente nas áreas sociais, políticas, literárias, poéticas e simbólicas.
Desde sempre olhou para a cidade e para os eborenses, naturais e ou residentes, com um espírito crítico, com um pensamento independente e autenticamente livre.
Iniciou os seus estudos por Évora, licenciou-se e doutorou-se na Universidade de Utreque, Holanda, e veio ensinar para Portugal na Universidade Autónoma e um pouco por todos os grupos formais ou informais onde a semiótica, a linguística, a literatura, a poesia ou a escrita criativa o atraía para ajudar a formar escritores, leitores e homens e mulheres verdadeiramente livres de amarras dogmáticas e anacrónicas.
Luis Carmelo deixa-nos vasta obra literária, nas áreas do romance, da poesia, do ensaio, entre outras.
Recentemente homenageado na Feira do Livro de Évora, em sessão que teve lugar na Biblioteca Pública de Évora no passado dia 22 de abril, altura em que teve também oportunidade de apresentar publicamente a sua mais recente publicação “A Grande Imersão. Pensar o amor. Pensar a intimidade” publicado – Editora Exclamação.
O Município de Évora manifesta assim o mais profundo pesar pela perde deste ilustre eborense endereçando à família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências por tão grande perda.
Évora, 3 de maio de 2023
O Presidente da Câmara
Carlos Pinto de Sá