Para prevenir eventuais inundações por chuvas intensas CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA REFORÇA LIMPEZA DE LINHAS DE ÁGUA NOS PONTOS MAIS CRÍTICOS
Atualizado em 06/02/2024Com o objetivo de prevenir casos de alagamento em consequência de eventuais ocorrências de períodos de chuva intensa, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver intervenções de reforço no trabalho de limpeza e desassoreamento de linhas de água.
A limpeza e desobstrução de sargetas e sumidouros, e também as limpezas das linhas de água, fazem parte das ações de rotina dos Serviços Municipais, que desenvolvem habitualmente este trabalho por meios próprios. No entanto, dadas as condições propícias à proliferação excecional de vegetação que este ano se tem verificado, o Município optou por reforçar este trabalho de prevenção também com recurso a contratação externa.
Dos locais considerados mais críticos, podemos adiantar que está concluída a limpeza da Ribeira de Guadalupe, junto à ponte na Rua do Cromeleque, o ribeiro nas traseiras do Viveiro Municipal, e também o ribeiro do Bairro de Almeirim/Vilas do Alcaide, junto à Rua da Azinheira. Atualmente a brigada da Divisão de Ambiente está a trabalhar na Ribeira da Torregela, na zona da Vila Lusitano/Complexo Desportivo. Em fase de adjudicação para contratação externa, está a Ribeira dos Canaviais na Rua 4 de Outubro, Ribeira das Bicas em S. Miguel de Machede, Ribeira de S. Manços, e linha de água junto à ponte na Rua Armando Antunes da Silva, ao Moinho do Cu Torto. Concluída com recurso a meios externos, está a limpeza do ribeiro nas traseiras da AMINATA.
A limpeza e desassoreamento de linhas de água é componente importante na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), que identifica como um dos seus objetivos prioritários a “Diminuição dos riscos associados a precipitações excessivas”. Neste quadro, o Município tem vindo a intervir também em pontos críticos onde foram identificados problemas de drenagem normalmente relacionadas com sobrecarga de sistemas de esgotos em ocorrências cada vez mais frequentes de casos de precipitação excessiva. Uma das últimas ações foi a instalação de uma nova rede de coletores pluviais de grande capacidade, na Rua da Cooperativa, Sr.ª da Glória, direcionados para uma bacia de retenção de água construída nos terrenos adjacentes da Fundação Salesianos de Évora, sistema de emergência de descarga de águas pluviais no Bairro da Torregela, mas também outras intervenções na zona do Bairro dos Três Bicos, Av. da Liberdade e Bairro António Sérgio.