Projeto Educativo Local de Évora delineou o seu Plano de Ação 2023-2024
Atualizado em 06/02/2023Uma sessão de trabalho para planificação conjunta do próximo Plano de Atividades do Projeto Educativo Local (PEL) para os anos 2023 e 2024 decorreu na manhã de dia 31 de janeiro, no Monte Alentejano, dinamizada pela Câmara Municipal de Évora, com a participação de várias instituições de educação, ensino e formação do Concelho.
O Vice-Presidente da Autarquia, Alexandre Varela, deu as boas vindas e também acompanhou os trabalhos, tendo a participação das instituições sido bastante ativa.
Refira-se que o Projeto Educativo Local – conceito com origem no movimento das Cidades Educadoras – envolve as diversas instituições do Concelho na área educativa, cada uma contribuindo com o seu conhecimento especializado para o trabalho produzido com vista à concretização das Macro Ações a desenvolver, de forma concertada. Estas Macro Ações decorreram do diagnóstico realizado a partir da recolha de desafios e de propostas, posteriormente organizadas em 7 áreas: Educação em Rede; Comunidade e Educação; Mobilidade e Acessibilidade; Adequação e Complementaridade de Ofertas; Educação Inclusiva; Vida Saudável e Educação Ambiental.
A referida sessão visou, de igual modo, facilitar contatos e partilha entre as instituições, por forma a dinamizar um trabalho concertado, tendo sido escolhidas por votação as duas Macro Ações que constarão do Plano de Atividades (Aquisição de Transporte Ecológico com trabalho no âmbito da mobilidade sustentável e Criação de Ambientes de Aprendizagem Natural Learning) e acordada a assunção de responsabilidades para a sua concretização.
No início dos trabalhos, Diogo Duro fez uma dinâmica de grupo para promover a proximidade entre os participantes e facilitar o posterior trabalho conjunto, que gerou um ambiente muito descontraído e de boa disposição.
De assinalar também que o Centro de Formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, um dos interlocutores do PEL, além da participação enquanto tal, deu também o seu contributo através de formadores e formandos do Curso de Aprendizagem Técnico de Cozinha e Pastelaria com um brunch que serviu para retemperar forças.
Realça-se ainda a enorme disponibilidade e envolvimento das instituições que estão a aportar de forma bastante ativa os seus contributos, de acordo com os seus recursos, em prol da concretização destes objetivos comuns que se constituem como uma mais valia para a Educação Não Formal no Concelho.