PROTOCOLO ASSINADO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL E OS BOMBEIROS DE ÉVORA ABRE CAMINHO À SEGUNDA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE
Atualizado em 24/02/2023Nos termos do protocolo hoje assinado entre a Câmara Municipal de Évora, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora, foi homologada a constituição da segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) do Corpo de Bombeiros de Évora.
Tal como a primeira, que já está em funções desde Julho de 2022, a nova EIP será constituída por cinco elementos de entre o corpo de bombeiros que, dotados de formação e qualificação adequada às suas funções, estarão em alerta permanente para missões de socorro à população, designadamente em casos de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os casos de acidentes ou catástrofes, incluindo socorro a náufragos, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar. Para além destas, as EIP estão ainda preparadas para cumprir missões de colaboração com outras entidades de proteção civil no âmbito das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.
A assinatura do protocolo teve lugar hoje (23/02/2023) nos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, Vereadores Alexandre Varela e Florbela Fernandes, Comandante e Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora.
Na ocasião, o Presidente da Câmara e o Presidente da Associação dos Bombeiros, João Inverno, foram coincidentes no reconhecimento da importância que o reforço deste novo meio operacional tem no apoio e socorro imediato à população, assim que ambas as entidades assumem o compromisso de trabalhar no sentido de que venham a ser criadas as condições necessárias para a entrada em funcionamento num futuro próximo de uma terceira EIP. De igual modo se reconheceu que este foi mais um exemplo do forte espírito de cooperação institucional que tem existido entre as entidades envolvidas.