Requalificação do Recreio da EB1 Cruz da Picada já está em andamento
Atualizado em 06/02/2024A 1ª fase do projeto de requalificação do recreio escolar da Escola do Ensino Básico da Cruz da Picada arrancou hoje (5 de fevereiro) com a plantação da Floresta Miyawaki em dois talhões do recinto, atividade muito participada e que envolveu a Câmara Municipal de Évora, o Agrupamento de Escolas, a organização Forest Impact, o projecto Além Risco, além de professores, alunos da escola e técnicos das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Uma iniciativa que se insere no âmbito do Programa Municipal Brincar Lá Fora e que visa promover a cultura do jogo e da atividade física, o brincar, o uso sustentável do espaço urbano, a mobilidade e o bem-estar.
Pretende, deste modo, requalificar o recreio escolar da EB Cruz da Picada com materiais disponíveis no meio envolvente, incentivando os mais novos à descoberta e ao sentir do espaço.
Está prevista a colocação de elementos naturais de estimulação multissensorial e inclusivo no recreio, atendendo às características da população escolar e aos resultados da ação de escuta ativa aos alunos da escola sobre as suas rotinas do brincar.
A Floresta Miyawaki é um dos elementos do recreio que terá também diversos trilhos e outros pontos de interesse e consiste num método que permite que a vegetação cresça mais rapidamente, usando várias espécies diferentes em densidades elevadas, numa estrutura com diferentes níveis visando criar habitats mais complexos, com maior biodiversidade e que fixam mais carbono que outras áreas.
Este tipo de florestas caracteriza-se por apresentar um rápido desenvolvimento, serem ricas nas espécies nativas e trazerem bastantes benefícios, quer para o ambiente, quer para o homem, como para a captação e absorção de água, entre outras vantagens.