Principais assuntos tratados na reunião pública de Câmara de 6 de agosto
Atualizado em 12/08/2025– Reconhecimento do Município de Évora como Marca de Entidade Empregadora Inclusiva | Edição 2025. Tomado conhecimento. O Município de Évora, entre o ano de 2020 e o ano de 2024, contou com trabalhadores integrados ao abrigo de medidas do IEFP, da APPACDM e Agrupamentos de Escolas de Évora, nomeadamente: Contrato de Emprego e Inserção+ PCDI (23 trabalhadores); Emprego Apoiado em Mercado Aberto (18 trabalhadores) e Apoio á Colocação, Estágios Curriculares e Estágios PIT Plano Individual de Transição (65 trabalhadores).
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é destinada à promoção do reconhecimento e diferenciação pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras no que respeita às pessoas com deficiência e incapacidade. É conferida de 2 em 2 anos, às entidades empregadoras que cooperam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam, por práticas de referência em domínios, tais como: Recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; Manutenção e retoma do emprego; Acessibilidades e Serviço e relação com a comunidade.
Esta marca foi atribuída ao Município de Évora, pela primeira vez em 2023 e agora em 2025 viu novamente reconhecido o seu trabalho em prol das pessoas com deficiência e incapacidade. O prémio foi atribuído por um Júri, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública.
– Concurso público para Aquisição de Equipamento de Projeção Digital de Cinema (DCP) e de Vídeo, Imagem e Tecnologia para o Salão Central Eborense | Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Medida C04-i01-m01 – Modernização da Infraestrutura Tecnológica da Rede de Equipamentos Culturais, enquadrada na OT Nº8/C04-i01/2022 do GEPAC. Aprovada por unanimidade.
– Concurso público para contratação de serviços para a implementação e fornecimento da componente tecnológica do “Bairro Comercial Digital de Évora” – PRR – Projeto Bairros Comerciais Digitais – Projeto nº 5375. Aprovada por unanimidade.
– Hasta Pública para Descortiçamento dos Sobreiros Propriedade do Município de Évora e a sua Alienação. Aprovada por maioria, com a abstenção dos Vereadores da Coligação Mudar com Confiança, Henrique Sim-Sim e Fernanda Barreiros.
– Venda de prédio urbano municipal, sede da Freguesia, à Freguesia de N.ª Sra. da Graça do Divor. Aprovada por unanimidade.
– 14 processos de Gestão Urbanística – Aprovados por unanimidade
– Voto de Saudação ao Comando Distrital da PSP de Évora, pelo 150º Aniversário, apresentado pelos eleitos da CDU e pelos eleitos do PS – Aprovado por unanimidade.
– Voto de Saudação ao Sport Lisboa e Évora, pelo 97º Aniversário, apresentado pelos eleitos da CDU – Aprovado por unanimidade.
– Voto de Saudação ao Grupo Motard O Templo, pelo 23º Aniversário, apresentado pelos eleitos da CDU – Aprovado por unanimidade.
– Voto de Saudação ao Treinador Óscar Tojo, apresentado pelos eleitos da CDU – Aprovado por unanimidade.
– Voto de Saudação ao Técnico Municipal de Desporto, Jorge Vicente, apresentado pelos eleitos da CDU – Aprovado por unanimidade.