Com exposição até 30 de outubro: Évora acolhe o 26º Encontro Internacional de Arte Jovem
Atualizado em 09/10/2025Está a decorrer em Évora o 26º Encontro Internacional de Arte Jovem, onde participam crianças e jovens de várias partes do mundo, organizado pela Galeria Teoartis com o apoio de várias entidades, entre elas a Câmara Municipal de Évora.
A cerimónia de entrega de diplomas realizou-se na manhã de 7 de outubro, no Palácio de D. Manuel, tendo nessa tarde sido inauguradas algumas das exposições integradas no Encontro que este ano estão patentes até 30 de outubro na Igreja de S. Vicente, Igreja de S. Francisco (Núcleo Museológico), Igreja do Salvador, Museu Frei Manuel do Cenáculo, Fundação Eugénio de Almeida (Sala da Coluna) e Galeria Teoartis.
Recorde-se que este projeto tem como base um concurso aberto a alunos de escolas e centros de arte com idades entre os 7 anos e os 18 anos. As obras enviadas são selecionadas e avaliadas sendo atribuído o “Grande Prémio” às melhores escolas.
Em representação das escolas premiadas um docente e dois alunos de cada uma, participam num atelier aberto de uma semana em Évora, este ano a decorrer entre 5 e 12 de outubro. Durante este período, os alunos, orientados pelos professores, desenham e pintam pelas ruas, expressando a sua criatividade tendo como tema a cidade de Évora.
Participam nesta edição escolas de arte e respetivos alunos da Alemanha, Bélgica, Bulgária, China, Croácia, Egito, Eslováquia, Federação Russa, Índia, Israel, Montenegro, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.
São objetivos deste projeto a aproximação e encontro entre culturas, a dinamização artística dos jovens, o intercâmbio de ideias, correntes e técnicas, a divulgação e dinamização, por este meio, da cidade de Évora e também o envolvimento da população escolar de Évora no processo criativo.
Este Encontro foi criado em 2000 pela artista e professora Teodolinda Pascoal, da Galeria Teoartis, e é fruto do seu amor e dedicação à arte, aos mais novos e à divulgação da nossa cidade, tendo por isso sido agraciada com a Medalha de Prata da cidade pela Câmara Municipal de Évora.