A Estação Meteorológica da Torre do Sertório está de novo em atividade
Atualizado em 06/07/2021Na passada quinta-feira, 20 de maio, o histórico posto de observação meteorológica da Torre do Sertório retomou a sua atividade. Graças a uma parceria de sucesso que envolveu o Instituto de Ciências da Terra – ICT/Universidade de Évora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – CIMAC, a velhinha estação meteorológica eborense fundada em 1869 retomou a sua atividade, que havia sido interrompida em 2014.
Dotada de moderno equipamento tecnológico, a renovada estação meteorológica, que integra agora a rede do IPMA, voltou a estar em condições de medir a temperatura e humidade do ar, precipitação, intensidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação solar. Os dados provenientes das diversas leituras são disponibilizados publicamente em tempo real. Deste modo não só a população passa a dispor de informação meteorológica sobre a sua região, como as entidades com funções de proteção civil, caso do Serviço Municipal de Proteção Civil – SMPC, passam a ter acesso a novos elementos fundamentais para o exercício da sua atividade.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, juntamente com representantes das diversas entidades envolvidas, esteve presente na pequena cerimónia que assinalou o evento no local. Carlos Pinto de Sá teve oportunidade de agradecer a todos os que tornaram possível a reativação da estação meteorológica da Torre do Sertório, referindo-se à sua importância não apenas no contexto local ou regional, mas também a nível global, uma vez que os dados recolhidos irão permitir importantes informações sobre a evolução das alterações climáticas. Concluindo, o Presidente da Câmara perspetivou a possibilidade de aproveitar a reativação desta estação, dada a sua localização e interesse, para a criação de um novo ponto turístico que inclua um Centro Interpretativo sobre a Meteorologia.