Alunos da EB Cruz da Picada foram conhecer a história do Aqueduto da Água de Prata
Atualizado em 15/03/2022Uma turma de 4º ano da Escola Básica da Cruz da Picada realizou, na manhã de 14 de março, uma visita guiada ao aqueduto da Água de Prata para conhecer melhor aquela infraestrutura.
O percurso decorreu entre S. Bento de Cástris e as Portas da Lagoa, tendo como guia Francisco Bilou que explicou as principais valências do Aqueduto, pormenores da sua história e também algumas curiosidades.
Esta visita decorreu no âmbito do Programa MUS-E (cofinanciado pela Câmara Municipal de Évora) em que a escola está a participar, mais concretamente no contexto do Projeto Erasmus+EducArte, coordenado pela Fundación Yehudi Menuhin Espanha e desenvolvido em mais 5 países, em Portugal é levado a cabo pela Associação Menuhin Portugal em parceria com o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Évora e da Universidade de Évora.
Recorde-se que o MUS-E tem por objetivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. Pode conhecer na íntegra o programa em https://aymp.pt/mus-e/mus-e-portugal/
Na escola, a artista BRU Junça explorou, com todas as turmas, a história do Aqueduto – por intermédio de um livro que conta a história deste e que foi cedido pela autarquia para as turmas da escola. Também foi mostrado também o vídeo “Água – um bem para todos” em que a autarquia eborense dá a conhecer o Aqueduto, de forma genérica, a sua história e as suas funcionalidades, nomeadamente nos nossos dias e a necessidade de poupar água, especialmente em tempo de seca e quando o impacto das alterações climáticas é real.