Alunos da EB Cruz da Picada mostraram o seu conhecimento sobre o Centro Histórico de Évora
Atualizado em 24/02/2022As visitas guiadas por técnicos camarários ao Centro Histórico realizadas pelos alunos da Escola Básica Cruz da Picada no âmbito do Projeto Erasmus+EducArte já estão a dar frutos.
Inspirados nestas visitas os professores da referida em conjunto com as artistas do MUS-E Évora organizaram um Peddy-paper pelo Centro Histórico de Évora, onde os alunos mostraram aquilo que aprenderam no início deste ano.
O desafio decorreu no dia 14 de Fevereiro e juntou alunos, professores e funcionárias da escola que, acompanhados pelas artistas MUS-E Ana Silvestre e Gheysla Nascimento, realizaram um trajecto pelo rico e vasto património da cidade.
Repartidos em três equipas, iniciaram o percurso na antiga mouraria e, em cada lugar, leram apontamentos que os guiaram até ao próximo ponto. Além das informações contidas nas folhas de indicações, o percurso foi complementado por informações trazidas pelos professores.
O Templo Romano, a Rua Cinco de Outubro, a Praça do Giraldo, a zona da Judiaria, foram alguns dos locais revisitados, onde puderam entender melhor a formação da cidade através do tempo e dos diversos povos que a habitaram. O Peddy-paper finalizou no Largo das Alterações de Évora.
Refira-se que o programa MUS-E, de que a Câmara de Évora também é parceira, tem por objetivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. Pode conhecer na íntegra o programa em https://aymp.pt/mus-e/mus-e-portugal/