Associação Chão dos Meninos dinamiza projecto Caixa Mágica para ajudar crianças e jovens
Atualizado em 06/07/2021O projeto “Caixa Mágica”- a caixa que previne, a caixa que protege” é promovido pela Associação Chão dos Meninos e surgiu no início da pandemia. Visa ajudar crianças e jovens em risco, nomeadamente no contexto de isolamento social em casa devido à pandemia, quando existe a possibilidade de maior incidência de maus tratos no seio familiar.
A experiência desta associação indicava que as situações de violência tenderiam a tornar-se mais invisíveis por as crianças não frequentarem os contextos habituais (escolas, atividades de tempos livres e outros) onde é maior a possibilidade de deteção de situações de perigo. Em resposta a esta preocupação, a Chão dos Meninos criou e submeteu o projeto “Caixa Mágica: a caixa que previne, a caixa que protege” aos Prémios Caixa Social 2021, promovidos pela Caixa Geral de Depósitos. A sua aprovação permitiu-lhes desenvolver uma aplicação com o objetivo de ajudar, de forma simples e discreta, as crianças e jovens a pedir ajuda.
A partir de um simples toque no telemóvel da criança ou jovem, a associação recebe uma mensagem com o pedido de ajuda que lhe indica as coordenadas do local de envio da mensagem, com uma margem de erro previsível de 5 a 10 metros. Em seguida, a Associação contacta a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do respetivo concelho para possível despiste de uma situação de perigo.
A Caixa Mágica está repartida em 2 intervenções: a referida aplicação informática denominada StressLess, que é instalada no telemóvel da criança/jovem e que além de aplicações de meditação e exercícios de alívio de stress, tem um botão de emergência que aciona a Associação Chão os Meninos. Esta aplicação será divulgada pelos professores e alunos (via ensino) e através das crianças que já são acompanhadas pela
associação. Trata-se de uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita que pode descarregar na Apple Store em https://apps.apple.com/pt/app/stressless/id1547088584 e no Google Play em https://play.google.com/store/apps/details?id=jcondeco.stressless Ou ainda na página da Associação em http://www.chaodosmeninos.pt/stressless O seu funcionamento é muito simples, acessível a todos e discreto.
A StressLess nasceu no âmbito de um trabalho da disciplina de Programação (12º Ano) de uma aluna eborense ao qual se juntou depois um estudante de Engenharia Informática da Universidade de Évora.
“Évora Cidade Educadora deve passar mais por esta ligação entre os jovens e a comunidade, de forma voluntária, e estas ações podem ser muito potenciadas entre universidades, gerações e populações em geral”, considera Paula Nobre de Deus (Vice-Presidente da Direção da Associação Chão dos Meninos).
A segunda intervenção assenta na Formação, sendo dinamizado um ciclo de formação nas áreas dos maus tratos infantis (para estudantes universitários e politécnicos) e de abuso infantil (aberta à comunidade). Foram já feitas formações para os institutos politécnicos de Portalegre e de Beja e Universidade de Évora. Qualquer entidade interessada em receber este tipo de formações técnicas ou de ações de sensibilização deverá contactar a Associação Chão de Meninos.
Saiba mais sobre esta associação e o importante trabalho que dinamiza com crianças, jovens e suas famílias visando o seu bem-estar e prevenindo situações de risco e perigo em https://www.chaodosmeninos.pt/