Associação Évora 2027 tomou posse a 23 de outubro
Atualizado em 25/10/2024Decorreu, no dia 23 de outubro, no Palácio D. Manuel, a cerimónia de tomada de posse da direção da Associação Évora 2027. A sessão foi presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues e do ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. A jurista Maria do Céu Ramos é a presidente nomeada, em regime de comissão de serviço, através de despacho conjunto emitido pelo Ministério da Cultura Português e pela Câmara Municipal de Évora.
O Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, no seu discurso, saudou todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta candidatura, garantindo estarmos perante um projeto estruturante para o Alentejo e para o país. Ultrapassar a incerteza relativamente às componentes financeiras é agora o passo em frente que é preciso dar, alertou o autarca eborense.
António Costa da Silva e Bruno Fraga Braz foram nomeados para a Direção Financeira e Direção de Comunicação e Alcance do organismo, respetivamente. A Direção ficará completa com a entrada do Diretor Executivo e do Diretor Artístico, cuja seleção dependerá de concurso público internacional. Refira-se que o Presidente da Câmara Municipal de Évora é o presidente da assembleia-geral desta entidade.
Criada em fevereiro de 2024, a Associação Évora 2027 “tem como missão garantir a implementação da componente imaterial de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado, de acordo com o proposto em dossiê de seleção que, após a designação de Évora como Capital Europeia da Cultura, se tornou o contrato de facto entre a cidade e os seus cidadãos, por um lado, e com a Comissão Europeia e o Ministério da Cultura português, por outro, acompanhado pelo painel de especialistas que avaliou as candidaturas das cidades portuguesas e selecionou Évora.”