Câmara de Évora reforça apoio às associações de séniores do concelho
Atualizado em 06/07/2021
A Câmara Municipal de Évora decidiu reforçar o apoio financeiro às associações com centros de convívio para pessoas idosas, de modo a contribuir para manter o funcionamento destes equipamentos durante e após o período de pandemia. Esta decisão foi tomada por unanimidade na reunião pública de Câmara de 24 de março.
A decisão tem em conta a atual situação de pandemia que condicionou e condiciona o funcionamento das estruturas associativas de apoio à terceira idade, com especial impacto nas que dispõem de centro/local de convívio. Estas encontram-se encerradas há quase um ano, provocando impactos a dois níveis: ao nível interno das próprias associações, que se debatem com uma redução dos meios de financiamento e com dificuldades em manterem o contacto com os seus utentes e, ao nível externo, do impacto direto nos idosos, com a agudização do seu isolamento social.
Este apoio visa contribuir para o reforço de funcionamento à distância dos centros de convívio, fomentando o contacto regular com os seus associados, procurando mitigar o isolamento social e atuar preventivamente na saúde mental dos idosos. Está enquadrado no Regulamento de Apoio ao Associativismo Social e Juvenil do Concelho de Évora.
Assim, as seis associações com protocolo com o Instituto de Segurança Social receberão um apoio cada uma de 750 euros. Às cinco que não têm protocolo é atribuído um apoio de 1000 euros a cada.
O valor total atribuído é de 9.500 euros a repartir por 11 associações que são as seguintes: Associação de Idosos e Reformados do Bairro do Bacelo – UNITATE; Associação Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora; Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras; Associação de Bem-Estar Social de N.ª S.ª de Machede; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia da S.ª da Saúde; Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António; Associação de Idosos e Reformados de N.ª S.ª da Boa-Fé; Associação Amigos dos Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Miguel de Machede e Associação de Solidariedade dos Professores.