Câmara Municipal de Évora assinalou Dia Mundial da Água na Escola do Rossio
Atualizado em 06/07/2021A instalação de redutores de caudal de água nas escolas do 1º ciclo do concelho, entre elas na Escola Básica do Rossio de S. Brás, foi uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Évora tomou para assinalar o Dia Mundial da Água/Dia Internacional das Florestas e assim contribuir para a preservação deste recurso essencial à vida no Planeta. Neste dia, a escola recebeu a Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes e o Director do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Fernando Farinha, que fizeram questão de comemorar com os alunos a efeméride.
Recorde-se que a Escola do Rossio é uma das Eco Escolas de Évora que integra o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, o qual é o único Agrupamento de Évora com a totalidade dos estabelecimentos de educação e ensino (10) a trabalhar no Programa Eco Escolas, que no concelho de Évora inclui um total de 22.
Esta visita incidiu na turma do 3ºB que tem realizado trabalho em torno da redução do consumo de água e também participa no Projeto EducArte, promovido pela Câmara Municipal que tem como principal objectivo a promoção do sucesso escolar.
A turma apresentou os seus trabalhos e algumas dicas individuais de poupança de água e a Autarquia fez uma sessão de sensibilização sobre a importância de poupar água. A Vereadora, acompanhada de 2 cabeçudos que representam a árvore e a água, falou com os alunos sobre a importância deste recurso natural vital e enquadrou a efeméride. Mostrou o vídeo “Água, um bem para todos!”, publicado nas redes sociais camarárias para assinalar este dia.
Em simultâneo, o canalizador municipal colocou 21 redutores de caudal, nas torneiras da escola, dando assim início a esta medida de poupança de água – a colocação de redutores de caudal nas torneiras das escolas do 1º ciclo do concelho. Num minuto, numa torneira sem redutor pode consumir-se até 8 litros de água. Numa torneira com redutor o consumo durante o mesmo minuto é de 1,7 litros de água.
Após esta sessão de sensibilização, foram hasteadas as bandeiras Eco Escolas da Escola do Rossio. Todas as escolas deste Agrupamento foram galardoadas. A Câmara Municipal de Évora inscreveu no ano letivo transato 23 Eco Escolas, destas, 21 foram galardoadas.
Os alunos cantaram algumas canções alusivas à temática e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Fernando Farinha, a coordenadora da Escola, Rosalina Rosa e a Vereadora Sara Dimas Fernandes falaram sobre a efeméride e sobre o trabalho do Eco Escolas.
A Vereadora propôs um compromisso a todos os alunos: controlar o tempo do banho para poupar água. Neste sentido, ofereceu uma ampulheta do banho e um folheto com conselhos de poupança de água a todos os 135 alunos da escola.
Foi ainda dinamizada um ação de colocação de comedouros, bebedouros e ninhos para aves nas árvores do recinto escolar pelas turmas, no âmbito do seu Plano de Ação Eco Escolas, que é uma das ações do seu plano.
Foram ainda publicados dois vídeos na página electrónica Évora, Cidade Educadora. O primeiro mostra a vegetação do Alto de S. Bento constituída por plantas nativas, bem adaptadas ao nosso clima, destacando a importância das árvores e florestas para o benefício humano e do planeta. Através de um curto “percurso” pelo Alto de S. Bento fala-se da influência do clima na distribuição das plantas na Terra e dos mecanismos de adaptação das plantas anuais e vivazes. Também se fala do surgimento do montado e da sua importância para o desenvolvimento. Conhecendo, aprende-se a valorizar e a proteger o planeta, a Agir pelo ambiente e a construir um concelho sustentável! Pode ser visto em
O segundo vídeo, a que assistiram os alunos, denominado “Água, um bem para todos!” pode ser visto em Este, revela a mais recente função do Aqueduto Água da Prata que contribui para a adaptação da cidade ao aumento de temperatura e de secas extremas que resultam das alterações climáticas. Sublinha-se a importância das medidas de poupança de água, coletivas e individuais, sendo demonstradas ações que todos podemos adoptar para poupar água.