CONSELHO LOCAL DE AÇÃO DE AÇÃO SOCIAL DE ÉVORA (CLASE) REUNIU PARA DEBATER A SITUAÇÃO SOCIAL DO CONCELHO
Atualizado em 13/10/2022O CLASE, órgão consultivo do Município composto pelas diversas entidades que intervêm na vida social do Concelho, reuniu ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Dos assuntos tratados destacam-se:
A apresentação do relatório semestral do projeto “Vidas Ativas 4G”, promovido pela Câmara Municipal de Évora e coordenado localmente pela APPACDM, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G, com destaque para as preocupações ao nível da situação económica e social das famílias. Neste aspeto o Conselho tomou conhecimento sobre um aumento dos pedidos de apoio em bens alimentares, de tal forma elevado que já ocasionou dificuldades de resposta por parte das entidades que habitualmente prestam este apoio. Também em resultado do crescente agravamento da situação económica das famílias, prevê-se a possibilidade de virem a ocorrer ações de despejo em habitações, consequência provável de processos que já decorrem em Tribunal.
Foi apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação (PMIND), com ênfase no seu Diagnóstico de Necessidades e na sua vertente de atuação externa ao Município.
Foi ainda apresentada a primeira versão da proposta de Diagnóstico Social, desenvolvida pela empresa Logframe. Este documento preliminar pode ser consultado na plataforma informática da Câmara Municipal de Évora em:
http://www2.cm-evora.pt/redesocial/DS_Evora_out22.zip
Foi pedido às entidades que enviem contributos adicionais até próximo dia 26 de Outubro.
Finalmente foram transmitidas informações por várias instituições sobre as iniciativas “Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama”, atividades do “Dia Mundial da Saúde Mental”, Bikevora e inauguração do moinho de vento do Alto de S. Bento.