Conselho Local de Ação Social de Évora aprovou trabalho a dinamizar nos próximos meses
Atualizado em 25/03/2022A aprovação por unanimidade do Plano de Ação do CLASE e do Plano de Desenvolvimento Social referente a 2022 foi um dos principais assuntos tratados na reunião do Conselho Local de Ação Social de Évora, realizada na tarde de 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os representantes das Unidades de Rede de Saúde Mental, Envelhecimento Positivo, Inclusão e Diálogo Intercultural, Núcleo de Planeamento e Intervenção com Pessoas em Situação Sem-Abrigo e do Grupo de Trabalho para a Deficiência também falaram das principais linhas de intervenção nestas áreas.
Na reunião procedeu-se à eleição do representante das entidades sem fins lucrativos, tendo a entidade eleita sido a Santa Casa da Misericórdia de Évora, cuja representante fez uma apresentação do trabalho e valências desta instituição.
Teve também lugar a apresentação de dados sumários do Diagnóstico Local para a Igualdade de Género e Não Discriminação no período entre 2019/21, mostrando-se assim a realidade do Concelho nesta área, trabalho que prosseguirá no sentido de uma maior efetivação da não discriminação e da igualdade de género.
O Presidente do CLASE, Alexandre Varela, prestou informações sobre o processo de acolhimento dos refugiados ucranianos em Évora, sublinhando a importância de continuar a unir esforços entre todas as entidades para um efectivo apoio e proteção a estas pessoas.
A Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora, Ana Boto, apresentou o relatório anual das atividades deste organismo, frisando as áreas onde é preciso uma maior atenção e apoio técnico, nomeadamente na área da saúde mental.
Tais diagnósticos afirmou o Presidente do CLASE, “são de enorme importância para a preparação de planos, uma vez que permitem perceber a realidade e as melhores formas de intervenção”.