Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência assinalado em Évora
Atualizado em 23/02/2023Um encontro entre alunos do 11º ano da Escola Secundária André de Gouveia e investigadoras da Universidade de Évora, que lhes deram a conhecer em traços gerais o trabalho que realizam nas suas áreas, teve lugar na manhã de 10 de fevereiro, na biblioteca da referida escola.
Assinalou-se, desta forma, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, proposta da Universidade de Évora realizada em parceira com a Câmara Municipal de Évora/Divisão de Educação e Intervenção Social, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.
Esta iniciativa é também coorganizada pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e pelo GabIgual – Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão da Universidade de Évora. Integra ainda o Plano para a Igualdade de Género da Universidade de Évora, que contempla um conjunto de ações com vista à promoção da igualdade de género, equidade e inclusão, através do envolvimento da Academia, em estreita relação com a comunidade.
O Encontro Rápido com um Cientista, explica a Universidade de Évora, “é uma atividade de divulgação de ciência, informal e energética, que encoraja um grande número de pessoas a falar umas com as outras, fazer perguntas e aprender sobre áreas específicas de investigação, nomeadamente a sua prática, assim como as suas implicações sociais e éticas”.
O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência pretende destacar a importância das mulheres na produção de conhecimento científico e sensibilizar a sociedade para a importância de derrubar barreiras impostas pela desigualdade entre géneros no acesso à educação e carreiras.
Ao participar neste encontro, os jovens obtiveram respostas a questões sobre ciência em diversas áreas científicas da Universidade de Évora por 8 cientistas que trabalham ativamente em investigação e ouvir perguntas de outros participantes, alargando o seu próprio conhecimento. Puderam ainda desconstruir estereótipos de género associados ao percurso académico e acesso às profissões.