Escola Secundária Gabriel Pereira encerra ciclo de comemorações com apresentação de livro
Atualizado em 22/11/2021O livro “A Escola Gabriel Pereira”, da autoria de Fernando Luís Gameiro, investigador do Centro Interdisciplinar em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), será apresentado no próximo dia 26 de novembro, pelas 17.30 horas, na Escola Secundária Gabriel Pereira, evento que integra o encerramento do ciclo comemorativo do centenário da instituição.
O programa indicam os organizadores, contará com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa e inclui a abertura de uma exposição de trabalhos alusivos ao centenário, realizados por alunos de vários ciclos de ensino, e a representação da peça de teatro intitulada «Escola Gabriel Pereira, anos 40».
A obra é apresentada pela docente da Universidade de Évora e investigadora do CIDEHUS, Cláudia Sousa Pereira e centra-se no estudo das origens e a evolução da Escola Industrial de Évora, logo batizada de «Gabriel Pereira» (1919). Caracteriza também os espaços que ocupou na cidade, identifica as estratégias e modos de atuar das lideranças e traça o perfil de professores, funcionários e alunos.
Uma das particularidades do livro é a publicação de um conjunto de entrevistas, concedidas por três dezenas de atores educativos, diretores, professores, funcionários e alunos. As entrevistas abrangem um arco cronológico que medeia entre os anos de 1940 e a atualidade. Uma outra é a divulgação dos resultados de um inquérito aplicado a antigos alunos.
Esta edição tem a chancela da Editora Colibri e foi patrocinada pelo CIDEHUS.UÉ, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, pelas câmaras municipais de Évora, Viana do Alentejo e Portel, assim como por várias juntas de freguesia e entidades privadas.
Recorde-se que as comemorações, com início em março de 2019, consistiram na implementação de um vasto programa de atividades que incluiu exposições, torneios desportivos, eventos culturais e a edição de publicações.