Skip to main content

Arquivado: Cinema ao Ar Livre | Verão em Évora

Atualizado em 02/09/2024

01 AGO

22h00 | PRAÇA 1º DE MAIO

Cinema ao Ar Livre | Prod. SOIR Joaquim António d’Aguiar | Org. Câmara Municipal de Évora

O PUB THE OLD DE OAK, de Ken Loach

Género: Drama | Classificação: M/12 | BEL/FRA/UK, 2023, Cores, 113 min.

Blanco (O Old Oak é um sítio especial. Não é só o último pub que resta na pequena localidade do norte da Inglaterra, tornou-se também o único espaço público onde as pessoas ainda se podem encontrar numa comunidade mineira outrora próspera, que passou por trinta anos de declínio.

TJ Ballantyne, o proprietário, agarra-se ao Old Oak com unhas e dentes, mas a situação torna-se tensa a chegada inesperada de um grupo de refugiados sírios.

Apesar disso, TJ consegue travar amizade com Yara, uma jovem emigrante apaixonada por fotografia. Juntos, tentam reanimar a comunidade local, criando uma cantina para os mais pobres, independentemente da sua origem.

Filme da competição oficial do Festival de Cannes 2023.

 

08 AGO

22h00 | PRAÇA 1º MAIO

Cinema ao Ar Livre | Prod. SOIR Joaquim António d’Aguiar | Org. Câmara Municipal de Évora

O SOL DO FUTURO, de Nanni Moretti

Género: Comédia/Drama | Classificação: M/6 | ITA, 2023, Cores, 95 min.

Giovanni, um cineasta italiano de renome, está prestes a rodar o seu novo filme, mas com o casamento em crise, o produtor francês à beira da falência e a filha que o abandona, tudo parece estar a trabalhar contra ele!

Sempre no limite, Giovanni terá de repensar a sua maneira de fazer as coisas se quiser conduzir o seu pequeno mundo em direcção a um futuro brilhante.

Filme da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2023, em competição.

 

15 AGO

22h00 | PRAÇA 1º MAIO

Cinema ao Ar Livre | Prod. SOIR Joaquim António d’Aguiar | Org. Câmara Municipal de Évora

ENNIO, O MAESTRO, de Giuseppe Tornatore

Género: Documentário | Classificação: M/12 | Bélgica, Alemanha, Itália, China, Holanda, Japão | Duração: 156 minutos

Nenhum outro compositor de música para cinema terá obtido o reconhecimento global de Ennio Morricone, “Il Maestro” (como fazia questão de ser tratado). Algumas das suas criações mais reconhecíveis fazem hoje parte indelével da cultura popular – desde o “uivo” do genérico de “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966), citado em dezenas de homenagens e paródias, ao diálogo entre flautas de pã e coros tribais de “A Missão” (1986). Os Metallica sobem a palco ao som de The ecstasy of gold, da “tal” banda sonora de “O Bom, o Mau e o Vilão”, e Mike Patton, dos Faith No More, organizou em tempos uma compilação com as suas peças mais vanguardistas, Crime and Dissonance (2005). E o mais pop dos cineastas contemporâneos, Quentin Tarantino, apontou-o como “o seu compositor preferido”, ao nível de Mozart, Beethoven ou Schubert – ao ponto de, desde “Kill Bill” (2003), ter usado repetidamente excertos da sua música, até que finalmente conseguiu o OK do Maestro para uma partitura original. Com uma uma primeira estatueta da Academia de Hollywood, em 2007, pelo conjunto da sua carreira, foi com o filme “Os Oito Odiados” de Tarantino que se tornou, aos 87 anos, o mais idoso vencedor de um Óscar até então.
Este documentário, exibido no 78º Festival de Veneza e realizado por Giuseppe Tornatore  (“Cinema Paraíso”, “A Lenda de 1900”, “Malèna”, “A Melhor Oferta”, “A Correspondência”), mostra-nos Ennio Morricone através entrevistas ao próprio e a uma série de realizadores e músicos reconhecidos, entre eles Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams, Hans Zimmer, Lina Wertmüller, Joan Baez e a portuguesa Dulce Pontes.  Sérgio C. Andrade e Jorge Mourinha.

 

22 AGO

22h00 | PRAÇA 1º MAIO

Cinema ao Ar Livre | Prod. SOIR Joaquim António d’Aguiar | Org. Câmara Municipal de Évora

DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders

Género: Drama | Classificação: M/12 | AL/JAP, 2023, Cores, 124 min.

casas de banho em Tóquio. Vive uma vida simples e uma rotina diária muito estruturada. Tem uma paixão por música, livros e árvores, que gosta de fotografar. O seu passado ressurge através de encontros inesperados. Uma reflexão comovente e poética sobre a procura da beleza na vida quotidiana.

Filme da competição oficial do Festival de Cannes 2023.

Vencedor do Prémio de Melhor Ator, atribuído a Koji Yakusho.

 

29 AGO

22h00 | PRAÇA 1º MAIO

Cinema ao Ar Livre | Prod. SOIR Joaquim António d’Aguiar | Org. Câmara Municipal de Évora

MATARAM O PIANISTA, de Fernando Trueba, Javier Mariscal

Género: Animação / Drama | Classificação: M/12 | FRA, HOL, PE, POR, ESPA 2023, Cores, 90 min.

Um jornalista de Nova York (voz de Jeff Goldblum) inicia uma investigação para descobrir a verdade por detrás do trágico e misterioso desaparecimento do jovem virtuoso do piano brasileiro Tenório Jr., originando uma viagem narrativa que comemora a época da Bossa Nova brasileira e a liberdade criativa que caracterizou a raiz deste movimento, tendo como pano de fundo a contrastante brutalidade dos regimes ditatoriais que, nos anos 60 e 70, emergem na América Latina.