Skip to main content

Arquivado: Festa de Aniversário do Imaginário Associação Cultural

Atualizado em 09/12/2025

No dia 28 estreamos o novo espetáculo “Onde Está o Menino?”, a partir do cancioneiro do Natal português e com as Vozes do Imaginário . Dia 29 é a vez da nossa festa, onde os Gigabombos irão atuar e estrear uma nova música. “Alecrim” é o nosso novo desafio e esperamos que seja do agrado de quem nos segue! De seguida, recebemos a banda Sambacalao, com os amigos Diogo Picão, Olmo Marín e Juninho Ibiturunda. Grandes músicos! No dia 30 apresentamos, pela primeira vez no nosso espaço, a peça “A Cor do Sol”, um conto encenado com música ao vivo, que tem agradado aos públicos de diferentes faixas etárias, sendo especialmente dirigido aos menos graúdos, a partir dos 3 anos de idade.

 

 

28 de novembro | 19h00 | ONDE ESTÁ O MENINO? a partir do Cancioneiro de Natal

Percorrendo a tradição do ciclo natalício, juntamos, neste trabalho, o canto à poesia, tentando recriar o imaginário popular em torno da celebração do nascimento do Menino.

Unimos a singeleza das canções e dos poemas a gestos quotidianos da vida rural, na companhia de pastores, contadoras de histórias, gaiteiros e outra gente comum.

Onde está o menino? – é uma interrogação final que nos assalta e nos inquieta, quando refletimos sobre o tempo em que vivemos.

 

 

29 de novembro | 22h00 | FESTA DE ANIVERSÁRIO COM OS GIGABOMBOS E SAMBACALÃO

SAMBACALÃO

Prato principal:

Junta-se uma 7ª corda ao bacalhau, adiciona-se saxofone q.b., refoga-se com carinho até que o samba fique mole e serve-se quente. Acompanhar com voz gingada e vinho à descrição.

Sobremesa:

Bate-se o pandeiro em castelo. À parte, mistura-se com vigor o açúcar com as congas e acrescenta-se queijo mineiro ralado. Adiciona uma porção generosa de cachaça envelhecida em Umburana e vai ao forno a 180ºC. Quando estiver a swingar tirar do forno, polvilhar com raspas de tamborim e servir.

Ingredientes:

  • Diogo Picão – Voz, saxofone
  • Olmo Marín – Voz, guitarra de 7 cordas
  • Juninho Ibituruna – Percussão

 

 

30 de novembro | 16h00 | A COR DO SOL – Teatro para a infância 

Adaptação e Encenação: Isabel Bilou

Interpretação: Helena Nogueira, Marco Massano e Susana Russo

Música original: Luís Pereira, Helena Nogueira e Marco Massano

Espaço cénico e adereços: Elsa Carvalho e Isabel Bilou

Construção de cenário: Bruno Banha

Colaborações: João Alface, Alice Pereira

Produção: do Imaginário maio 2025 | M/3

Era uma vez um menino, que vivia num mundo nada colorido. Sempre que olhava à sua volta, via tudo da mesma cor. Tudo era igual! Isto porque a lei da cor tinha imposto o castanho.

O menino vivia triste, pois ele gostava de outras cores, mais vivas e alegres.

Vivia dia após dia cada vez mais constrangido, a esconder dentro de si este segredo, com receio que alguém viesse a descobrir. A lei da cor era rigorosa e ninguém se atrevia a desobedecer!

Mas quem sabe se um dia a coragem de alguém consegue desafiar estas regras e contribuir para que este mundo, que é tão aborrecido, se torne mais belo e colorido!

 

 

 

 

Telefone: 962667914
E-mail: geral@doimaginario.pt
Site: http://www.doimaginario.pt
Redes Sociais: F: do.imaginario | I: doimaginario_ac
Classificação etária: Todos
Preço: Donativo
Organização: Do Imaginário AC
Apoio: Câmara Municipal de Évora