Skip to main content

Lançamento do livro “O REGRESSO DE JOÃO PASTOR”, com João Paulo Pombo

Atualizado em 02/04/2025

SINOPSE
Três partilhas num livro que agora é só teu

“João Pastor e Serafim, dois inimigos de infância, encontram-se, por acaso, no presente, num quarto hospitalar. Recordam acontecimentos do passado, partilhando as suas histórias. Num deles, diariamente, a memória se esvai. O outro recupera de muitos anos imóvel e sem fala. Os traumas, os medos, os amores, e a redescoberta sentimental em tempo de partida ou de renascimento. Uma história que fala de novas e derradeiras oportunidades, e do acaso que é a própria vida.”

“Deixo assim deslizar o pensamento para rotas absurdamente reais, esculpidas de histórias, algumas banais, de gente herói e de gente sem glória, percorrendo o veloz ritmo alucinante dos tempos. Os acontecimentos e relatos que vos irei contar são baseados, alguns pelo menos, em factos históricos, outros nem tanto.”

“Esta era uma doença programada pelas dotadas, as escassas mulheres que mantinham o poder. A sua grandeza advinha do facto de serem elas a controlarem a Grande Oficina, rede de edifícios cinzentos onde se fabricavam os clones.”

Aquilo que me mudou como pessoa foi o tomar consciência dos meus erros e seguir o rumo que o meu coração me ditou.

 

 

João Paulo Pombo

João Paulo Alves Martins Pombo, nasceu há 65 anos em Évora, e reside em Lisboa há mais de uma década.

Funcionário Público entre 1980 e 2024, radialista na Diana FM há 36 anos consecutivos, com produções radiofónicas dos mais diversos estilos.

Desde adolescente que a escrita se tornou a minha outra voz, aquela em que melhor me sei expressar.

Na escrita encontrei-me comigo próprio e com os outros.

Com as letras liberto a minha essência, invento mundos, cativo pensamentos e defendo ideais.

Durante a minha infância e adolescência o papel foi sempre a minha fiel companhia, as letras invadiram o branco com histórias e poesias, viagens por outros mundos ou críticas sobre assuntos incómodos.

Os jornais locais deram espaço à minha arte, e a minha poesia e crítica, sob o pseudónimo de João Pastor, foi ganhando seu espaço, sua existência.

A escrita uniu-se à rádio e muitas vezes serviu de conteúdo literário para um mundo de música.

As entrevistas na Rádio Diana a dezenas de artistas, e as biografias de bandas publicadas na revista Música e Som ficaram guardadas como passos nesta vida das artes onde sempre quis me inserir.

O rasto literário foi finalmente concretizado em Novembro de 2020.