Évora recebeu Dia da Europa
Atualizado em 10/05/2022A Representação da Comissão Europeia em Portugal assinalou ontem, em Évora, o Dia da Europa, com um programa centrado nos objetivos e valores da União Europeia, num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus. Organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades, sobretudo locais, as comemorações decorreram no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público
O programa oficial das comemorações arrancou com uma Sessão Protocolar no Palácio de D. Manuel, com a participação da Comissária Europeia, Elisa Ferreira, e da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. A sessão foi aberta por Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora e o evento incluiu momentos de música e poesia, interpretados por estudantes de Música e Artes Cénicas da Escola de Artes da Universidade de Évora, e pelo Cantares de Évora.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a escolha da cidade para a realização destas cerimónias “é o reconhecimento público da importância e do prestígio nacional e internacional que Évora vem ganhando. Da nossa parte, procurámos estar à altura dos acontecimentos e propor a reflexão sobre os temas que são fundamentais para a Europa”.
Segundo o autarca, esta efeméride visa “mostrar o que de bom a Europa nos trouxe, mas também convém sublinhar os problemas, as dificuldades que temos e que enfrentamos e alguns deles são estruturantes e são decisivos para o nosso futuro. Temos muito trabalho a fazer, designadamente na área da pobreza, nas questões da guerra, do armamento de destruição maciça e nuclear ou na questão das alterações climáticas”.
Há que “refletir sobre o futuro da Europa e a seguir terá de haver coragem para se tomarem as opções políticas em sintonia com as necessidades dos povos europeus, para que estes vejam melhoradas as suas condições e qualidade de vida. Há que garantir uma sociedade mais justa no futuro imediato da Europa”.