Março – Mês da Juventude 2021
Atualizado em 06/07/2021Em Évora, arrancou oficialmente no dia 1 de março, o “Mês da Juventude – Vencer a Pandemia, Agir pelo Ambiente, construir um Concelho Sustentável”.
Num ano completamente atípico a Câmara Municipal de Évora optou, ainda que em moldes diferentes, por manter as comemorações do Mês da Juventude, num sinal claro da relevância que os jovens assumem no concelho e no reconhecimento do seu contributo inestimável para o desenvolvimento sustentável da região.
Esta efeméride, que assinala as lutas juvenis e estudantis contra a ditadura, tornou-se um marco indelével na vida da cidade e tem como principal objetivo permitir que neste mês, os jovens, individualmente ou através das suas estruturas representativas, se possam tornar os grandes protagonistas do momento, permitindo-lhe assumir a sua importância, as suas causas e as suas expectativas.
Sob o lema do Município “Vencer a Pandemia Agir pelo Ambiente, Construir um Concelho Sustentável”, e em parceria com 19 entidades do concelho, o programa das comemorações integra cerca de 77 iniciativas nas áreas desportiva, recreativa, cultural, de intervenção política, como a sensibilização para problemas ou temáticas, promoção de boas práticas, defesa de valores ambientais e outras.
“Évora sou Eu, és Tu, somos Nós…”, foi o tema que serviu de inspiração para vários jovens, de várias proveniências e idades, serem fotografados e completarem uma frase com a perspetiva do sentir, do viver, do sonhar, do realizar, do concretizar.
Assim, com a publicação de uma foto por dia, durante os trinta e um dias de março – Mês da Juventude – nas redes sociais do Município e no Diário do Sul , vamos dar visibilidade a um dos jovens , acreditando que os seus anseios e desejos representam muitos outros.
É de salientar, no vasto programa desta iniciativa, o Lançamento do Projeto Municipal de Voluntariado Ambiental no dia 2 de março, a conferência com a Confederação Portuguesa de Coletividades sob o tema “Associativismo Jovem – porquê participar?” a realizar no dia 15 de março, a atuação da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora com “ Cantar pela Saúde Mental” a acontecer no dia 19 de março e o Fórum do Plano Nacional da Juventude de Évora que se realiza no dia 25 de março. Até 23 de março decorre o Concurso de Produção de Vídeo, competição internacional promovida pela OCPM – Organização das Cidades Património Mundial – com o título “Évora. Novo começo. Nova visão. Nova cidade”, que pretende que os participantes reflitam sobre as mudanças que estão a ocorrer na sua cidade, mas também sobre as oportunidades que essas mudanças podem trazer.
Pode consultar o Programa AQUI.