Município de Évora investe 1, 4 milhões de euros na requalificação da Variante de Évora
Atualizado em 03/04/2025Melhorar a circulação de veículos e pedonal, proporcionando mais segurança e conforto à população, foi a principal finalidade da obra de Reabilitação dos Troços da Variante à Cidade de Évora.
Uma obra cujo valor global de investimento ascende a um milhão e quatrocentos mil euros e que está esta semana a ser concluída. Os trabalhos foram faseados e surgiram da necessidade de reabilitação do pavimento em resultado da sua degradação.
Nesta fase final da intervenção, está a ser feita a marcação da sinalização horizontal no acesso da Variante à Rotunda da Lagril, fazendo assim o prolongamento da ecopista que vem desde a Rotunda das Alcáçovas até à rotunda da Lagril, passando pela Rotunda do Sobreiro/Mercadona.
Peões e ciclistas podem também agora circular com mais segurança, uma vez que se verificou que cada vez mais pessoas escolhiam esta via rodoviária para aceder às zonas comerciais ou ao Parque Industrial.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado por técnicos municipais e pelo responsável da obra esteve no local a acompanhar o andamento final dos trabalhos.
No troço da Tyco no sentido Beja-Lisboa foi executada uma segunda via que permite maior fluidez do trânsito, aproveitado assim a sobre-largura existente naquele local.
Destaca-se ainda a implementação de uma via pedonal e ciclável em toda a sua extensão aproveitando assim a berma existente e a iluminação publica já instalada.
Uma via ciclável junto ao novo parque logístico “Noites” ficará em espera, aguardando apenas o término do referido parque que contempla já no seu próprio projeto, à semelhança da zona comercial “Mercadona”, uma via ciclável.