Baile da Espiga animou seniores na Arena d´Évora
Atualizado em 23/05/2025Cerca de 330 pessoas participaram no Baile da Espiga que a Câmara Municipal de Évora dinamizou, com o apoio do Banco do Tempo e da Associação de Reformados e Idosos do Bairro de Santo António, na tarde de 22 de maio, na Arena d´Évora.
O Baile da Espiga insere-se no âmbito do Plano de Ação para o Envelhecimento Positivo/ Unidade de Rede para o Envelhecimento Positivo do Conselho Local de Ação Social de Évora.
A dança, o convívio, a alegria e a amizade marcaram o evento, mas também o carinho, o cuidar, o partilhar de memórias e o encontro intergeracional que juntou numa mesma festa seniores, jovens, crianças e funcionários das diversas entidades que acompanharam os participantes.
O espetáculo musical ficou a cargo do jovem músico David Melão, que com um repertório de estilos musicais muito diversificado soube cativar as diferentes gerações e arrebatá-las para a pista de dança. A decoração foi da autoria dos utentes do Centro de Convívio da Câmara Municipal de Évora e um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Severim de Faria participou também com muito entusiasmo na animação dos seniores. As crianças do CAIE receberam uma lembrança e foi ainda servido um lanche para retemperar forças.
Na edição deste ano participaram as seguintes entidades: Associação Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Horta das Figueiras, Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de Senhora da Saúde, Associação de Idosos e Reformados do Bacelo, Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Malagueira, Centro de Convívio da CME, Centro de Atividade Infantil de Évora, Agrupamento de Escolas Severim de Faria, Associação de Paralisia Cerebral de Évora, Associação Sociocultural e Terapêutica de Évora, Cáritas Diocesana de Évora, Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora, Centro Social e Paroquial de Torre de Coelheiros, Fundação Obra de S. José Operário, Santa Casa da Misericórdia de Azaruja, Santa Casa da Misericórdia de Évora e utentes do Programa Municipal Seniores Ativos.
Os participantes inscreveram-se nas associações de reformados, pensionistas e idosos da freguesia de residência, na Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara de Évora e no Centro de Convívio Municipal.