CONFERÊNCIA “ENTÃO E A PAZ?”
Atualizado em 21/05/2025Organizada pela Câmara Municipal de Évora, tendo como enquadramento o “VAGAR”, conceito inspirador de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura, e também assinalando em 2025 os 80 anos passados sobre os bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagazaki, a Conferência “Então e a Paz?” trouxe hoje (21/05/2025) ao Palácio de D. Manuel duas personalidades relevantes, reconhecidas pela atividade que têm vindo a desenvolver e pelo que representam na defesa do direito à Paz entre os povos: Víctor Ângelo, eborense e antigo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas com extenso currículo de mediador de conflitos em vários pontos do Globo, e Pilar Del Rio, Jornalista, Escritora e Presidente da Fundação José Saramago.
Ambos participaram numa mesa redonda aberta à plateia, com moderação do jornalista Luís Matias da Rádio “Diana FM”, e com transmissão em direto pela antena desta emissora. Foram abordados os diversos conflitos que continuam a marcar as agendas de guerra ao nível mundial, os seus contornos, motivações, enquadramentos e consequências, mas também, e principalmente, refletiu-se sobre qual o papel que cabe a cada um de nós, individualmente ou em âmbito coletivo, desempenhar na defesa da Paz.
A Conferência teve ainda a participação de Álvaro Ferrer Vecilla, Vice-Presidente do Ayuntamiento de Granollers, Cidade líder da Rede Europeia Mayors For Peace.
A intervenção de abertura coube a Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, que detém o estatuto de cidade líder em Portugal desta organização mundial de governos locais dedicada a alcançar a paz, o desarmamento e a eliminação das armas nucleares.
No final, o músico eborense António Bexiga, com a sua Viola Campaniça, fechou com arte esta jornada de debate e reflexão sobre a cada vez mais necessária e urgente Paz no Mundo.