Reunião da Comissão Municipal de Economia e Turismo de Évora
Atualizado em 05/07/2021
A Comissão Municipal de Economia e Turismo de Évora realizou a sua 9ª reunião plenária no dia 6 de Março de 2020, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Os trabalhos foram orientados pelo Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, e incidiram entre outras matérias, sobre as Grandes Opções do Plano para 2020, a Feira de S. João e a Taxa Municipal Turística.
O autarca destacou alguns investimentos e projetos mais relevantes, designadamente, o projeto Pocityf, a substituição da iluminação pública do concelho por luminárias Led, o Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora, a (re)funcionalização do Aqueduto da Água de Prata, a reflorestação do Alto de S. Bento, a ampliação do PITE, o Plano Estratégico do Aeródromo Municipal de Évora e a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura.
No que diz respeito à Feira de S. João, informou que se relançará, muito em breve, a discussão sobre o futuro deste certame, dado estar em curso a preparação do quadro comunitário 2021-2027, e ser, por isso, o momento ideal para definir eventuais investimentos nesta área.
A propósito da Taxa Municipal Turística, o Presidente Carlos Pinto de Sá manifestou a sua preocupação sobre os efeitos da propagação do Covid-19. Considerou que num período de retração de fluxos turísticos não será propício avançar com um projeto de criação da taxa municipal turística, mantendo-se num contexto de normalização da atividade turística a intenção de implementar esta taxa.
Foram agendadas as próximas três reuniões desta Comissão Municipal, tendo o Presidente enfatizado a importância da participação ativa dos seus membros na melhoria da interação entre o Município e as 26 entidades do concelho que a constituem, designadamente através da apresentação de propostas para debate.